Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Butelo e Casulas vão estar em destaque até terça-feira em Bragança

 Dois dos produtos mais representativos da cultura gastronómica transmontana estão em destaque desde sexta-feira, no Festival do Butelo e das Casulas, em Bragança


Nas terras frias de Trás-os-Montes mandava a tradição que, com a chegada do Carnaval, as mesas fossem postas com o tradicional butelo com casulas. Helena Cordeiro, natural de Algoso, no concelho de Vimioso, foi uma das expositoras que marcou presença no festival.

“O butelo é feito com aquelas carnes do porco, a costela, o espinhaço, o rabo de porco e depois é também a secagem. Não pode ser com qualquer lenha e depois é forma como também se cozinha”, explicou.

Já a expositora Mafalda Maio veio de Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, e não podia mostrar-se mais satisfeita com as vendas.

“Está a correr excepcionalmente bem, superou as minhas expectativas e está muita gente a comprar. Está a vender-se muito bem”, disse.  

Entre os visitantes do Festival do Butelo e das Casulas era possível encontrar aqueles que vieram pela primeira vez, quer de vários pontos do país, quer da vizinha Espanha. Por outro lado, muitos eram repetentes naquelas andanças como é o caso da brigantina, Eliana Melro.

“Acho que está muito bem, tem muitos expositores, há muita gente. Qualquer evento é importante para a nossa cidade, que traga gente, que as pessoas venham aos restaurantes, provem a nossa comida típica, comprem os nossos produtos”, referiu.

No leque de 48 expositores, muitos deles aproveitaram a ocasião para escoarem outros produtos locais, nomeadamente o azeite, o mel, o vinho e até artesanato.

Este ano, a pedido dos produtores, o Festival foi alargado para cinco dias, ao contrário dos anos anteriores, que decorria apenas durante um fim-de-semana.

Para Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança, o pedido de alargamento da duração do certame é um sinal claro do agrado dos vendedores.

Além do sucesso do evento em si, toda a riqueza gerada em torno do festival, nomeadamente na restauração e hotelaria, é um dos motivos para a autarquia continuar a apostar no Festival do Butelo e das Casulas.

“Seguramente milhares de pessoas vieram a Bragança neste fim-de-semana e é só verem o que acontece na hotelaria, que está completamente lotada, já há imenso tempo, e também na parte da restauração. Significa que há muita gente cá”, salientou.

Além do Festival do Butelo e das Casulas, a cidade de Bragança acolheu também o tradicional Carnaval dos Caretos. Unindo os dois, foram os ingredientes perfeitos para um fim-de-semana de sucesso para a capital de distrito.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário