Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

DANÇA DOS PRETOS

Organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Moncorvo, no dia 5 de janeiro de cada ano, esta era uma dança de caráter litúrgico. Aos figurantes, por trazerem a cara pintada de negro (com pós pretos, dissolvidos em aguardente), é-lhes dado o nome de pretos.
Dos nove dançantes, o que tinha indumentária e atributos especiais era denominado “o preto do meio”. Os oito restantes eram “os pretos de borda” e formavam duas filas, voltados uns para os outros. O “preto do meio” era sempre um rapaz dos seus 13, 14 anos. Os “pretos da borda” eram homens feitos, que iam entoando quadras durante a dança.

Sem comentários:

Enviar um comentário