Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Feira do Fumeiro começou ontem e produtores dizem ter vendido bem neste primeiro dia do certame

 Começou apenas ontem a Feira do Fumeiro de Vinhais e os produtores do concelho já fizeram boas vendas


Um arranque que deixa os comerciantes optimistas para o fim-de-semana do certame.

“Eu acho que vamos escoar tudo. As saudades são grandes, há dois anos que não se fazia a feira e as pessoas tinham necessidades disto. Já tive bastante procura, correu muito bem hoje”, disse a produtora de Maria Emília Talhas.

“Vende-se tudo, tem-se vendido sempre. Vem muita gente de fora, ainda ao bocadinho esteve aqui um senhor do Alentejo que me mandou guardar um presunto”, contou Maria La Salete.

“A chouriça e alheira têm-se vendido bem. Está a correr bem a feira. Só pelo primeiro dia já está a começar bem”, referiu Adília Gonçalves.

Este ano o fumeiro está mais caro que nos anos anteriores, fruto do aumento dos custos de produção. Ainda assim, Jorge Teixeira, de Favaios, cumpriu a tradição de no primeiro dia da feira comprar os enchidos de Vinhais.

“Levo linguiças, alheiras, focinhos, orelhas e patas. Está mais caro cinco euros o salpicão e a linguiça. A qualidade compensa, compramos quase sempre na mesma produtora e todos os anos a qualidade é a mesma. O sabor é diferente, a carne bísara dá um paladar diferente ao fumeiro”, frisou.

O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, acredita que se vai vender bastante, devido à excelência dos produtos.

“Há dois naos que não há feira, portanto temos a expectativa que vai haver uma procura muito grande. Estamos certos que vão ser quatro dias de enchente em Vinhais. São vários milhares de quilos que estão aquilo e sei que hoje já foram vendidos muitos produtos, portanto isto é o melhor sinal da excelência e da importância destes produtos para a economia do concelho. A procura continua a ser maior que a oferta”, sublinhou.

A Feira do Fumeiro começou ontem e decorre até domingo. Estão presentes cerca de 500 expositores de diversos produtos, 70 são de fumeiro. Vinhais espera receber 70 mil pessoas nos próximos dias.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário