Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

GALERIA DO PORTO ACOLHE EXPOSIÇÃO DO COLETIVO DE ARTISTAS TRANSMONTANOS

 A primeira exposição do Coletivo de Artistas Transmontanos fora da sua sede, em Mirandela, está agendada para o próximo sábado (4 de fevereiro) na galeria MOMENT1, no PORTO, onde o coração transmontano “vai pulsar para fora do seu peito”, refere a nota enviada às redações.

Este pequeno grupo de artistas expõe a sua arte “dentro da sua própria identidade revelando várias dimensões de si próprios e das suas raízes do interior transmontano”.

A galeria MOMENT1 é o projeto cultural da SUBRISUS, uma clínica localizada na Avenida de Fernão de Magalhães (Porto), que junta cultura e saúde num só espaço. Porque a cultura também é saúde, foi lançado em Setembro de 2022 o MOMENT1: um projeto artístico que todos os meses transforma os espaços da clínica numa galeria de arte.

Obras de arte, que tomam forma através das mais diversas manifestações artísticas, têm nas paredes e recantos desta clínica dentária um espaço para se mostrarem e um público para as admirar.

Recorde-se que o Coletivo de Artistas Transmontanos, que surgiu em Junho de 2022, é um novo movimento artístico no coração transmontano com cerca de 80 membros que já regista quatro eventos na cidade de Mirandela.

Ana Morais, ou “Anita dos 7 Ofícios”, a fundadora e a impulsionadora do projeto, adianta que “é com a participação ativa e parcerias dos artistas e de outros locais que as iniciativas se desenvolvem” e sublinha que o Coletivo de Artistas Transmontanos surge da “necessidade de criação de plataformas de divulgação do que melhor se faz no interior transmontano artisticamente é aliada ao contributo à comunidade através da criação de momentos de convívio culturais abertos a todo o público em locais inusitados”.

Para além disso, explica Ana Morais, o coletivo “é um facilitador de oportunidades aos artistas membros e convidados transmontanos para a participação em iniciativas com várias vertentes criativas, desde a fotografia, escultura, comunicação visual, música, pintura, escrita, entre outros, - respeitando a sua identidade artística e com o objetivo de promover a igualdade de oportunidade para destacar artistas de origem transmontana em qualquer estatuto, emergentes ou estabelecidos”.

Ana Morais faz questão de ressalvar que o Coletivo de Artistas Transmontanos, “de momento, não é financiado, é apartidário e é constituído pela boa vontade de todos os artistas envolvidos, bem como algumas parcerias e promove também ação solidária associando-se a instituições presentes na comunidade”.

Nesta exposição que vai ser inaugurada, no sábado, terá trabalhos de vários artistas transmontanos:

Ana Morais - fotografia  
Bruna Costa - texto 
Eduardo Cunha - fotografia 
Maria Maruja - pintura 
Mariana Luz - design gráfico 
Martim Sanhudo - escultura + pintura
Lara Ribeirinha - fotografia + concerto de inauguração 
Raquel Henriques - design floral
Rui Saraiva - fotografia 
Tiago Esteves - fotografia 
Artigo escrito por Fernando Pires
(jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário