Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Investigador da Universidade Católica edita livro sobre Guerra Junqueiro

 Quando se assinalam 100 anos da morte do escritor freixenista Guerra Junqueiro (esta sexta-feira, 15 de setembro), o investigador transmontano da Universidade Católica, Henrique Manuel Pereira, acaba de lançar um livro sobre o autor.


“Paisagens Junqueirianas – com o Douro ao Fundo”, editado pela editora Húmus é o mais recente livro de Henrique Manuel Pereira, professor da Escola das Artes da UC do Porto.

Lançado na passagem do centenário da morte de Guerra Junqueiro, é mais um incontornável contributo para o conhecimento dos vários planos da multímoda atividade de Guerra Junqueiro.

 Há alguns anos, na sequência da publicação dessa obra marcante no âmbito dos estudos do poeta que é “Guerra Junqueiro – Fragmentos de Unidade Polifónica”, e que corresponde no essencial à sua Tese de Doutoramento sobre Guerra Junqueiro, Henrique Manuel Pereira definiu o rumo do seu trabalho por estas palavras: “Sendo, antes e acima de tudo, Poeta de múltiplos registos, foi cumulativamente político e diplomata, pensador, coleccionador de Arte, homem de ciência, lavrador e viticultor. 

Todas estas dimensões me interessam, porque de um Amigo tudo me interessa: de onde veio, onde nasceu, o que disse, fez, pensou, escreveu, influenciou ou motivou. Interessa-me o que se disse e diz dele. Interessa-me até o que se diz que ele disse após ter partido”.

Sem comentários:

Enviar um comentário