Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Médica radiologista diz que Telmo Moreno não tinha que introduzir dedos na vagina das utentes

 Esta segunda-feira, decorreu mais uma sessão do julgamento de Telmo Moreno, o médico radiologista de Bragança acusado de violar duas pacientes


Ao que conseguimos apurar, durante a manhã, foi ouvida uma testemunha, ex-funcionária de Telmo Moreno. Trabalhava com o médico, na sua clínica, desde 1999 até Março deste ano.

No tribunal falou favoravelmente da personalidade do médico. Disse ainda que se lembra das duas alegadas vítimas e referiu que não estava no gabinete quando uma delas foi vista pelo médico. Contou ainda que ela própria introduzia a sonda vaginal nas pacientes, quando necessário, sendo que não é médica, nem enfermeira, admitindo que era uma prática comum.

Já durante a tarde, o médico admitiu que ao longo da carreira fez várias vezes o “toque”, ou seja, introduziu os dedos na vagina das pacientes.

No entanto, uma testemunha do Ministério Público, médica radiologista de Lisboa, falou em tribunal, por videoconferência, que não havia a necessidade, nestes casos concretos, de Telmo Moreno ter introduzido os dedos na vagina. A especialista salientou ainda que ao longo da sua carreira nunca fez o toque, nem tem conhecimento de profissionais radiologistas que o tenham feito.

Telmo Moreno está acusado de dois crimes de violação. Uma das queixosas, Ana Costa, contou à Rádio Brigantia e Jornal Nordeste, que o médico lhe terá introduzido os dedos na vagina, sem qualquer prescrição médica, proferindo palavras como “liberte-se”.

O julgamento começou na passada segunda-feira, 2 de Outubro. O Ministério Público pede que o médico radiologista seja acusado dos dois crimes de violação e que fique proibido de exercer a profissão.

As alegações finais são conhecidas a 23 de Outubro. Só depois será marcada uma data para leitura da sentença.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário