Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Moncorvo investe mais de 4,2 ME na requalificação da Escola Secundária

 O município de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, deu como concluídas as obras de requalificação da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado onde foram investidos mais de 4,2 milhões de euros, foi hoje divulgado.


“O valor global de investimento nesta requalificação representa mais de quatro milhões de euros, a que se junta um pavilhão para a prática e ensino da educação física, equipamento este que vem colmatar uma deficiência existente no concelho e que vai custar cerca de 1,2 milhões de euros”, explicou à Lusa o presidente da câmara, Nuno Gonçalves.

De acordo com o autarca social-democrata, a estes valores acresce mais meio milhão de euros após a revisão de preços final da empreitada, dado o aumento do preço do aço, do vidro e do ferro, entre outros materiais em consequência da guerra na Ucrânia.

Segundo Nuno Gonçalves, esta escola foi construída na década de 80 e necessitava de obras, uma vez que as infraestruturas já estavam em avançado estado de degradação, não tendo recebido qualquer tipo de intervenção nas últimas décadas.

As obras contemplaram a requalificação do bloco administrativo, polivalente, cantina e dos dois blocos onde decorrem as atividades letivas.

As intervenções foram realizadas ao nível das fachadas, isolamento térmico e acústico, pavimentos exteriores, caixilharias, infraestruturas de água, eletricidade e telecomunicações, climatização e arranjos exteriores.

“O projeto de requalificação e modernização da Escola Secundária permitiu melhorar as condições para alunos, professores e funcionários que usufruem deste espaço, de forma a aumentar a eficiência educativa e o desempenho”, indicou.

Apesar de um atraso que ronda os quatro anos, fruto das contingências da pandemia covid-19 e da guerra na Ucrânia, Nuno Gonçalves acredita que agora a escola está dotada de equipamentos para os próximos 40 anos.

Já o diretor do Agrupamento de Escola de Torre de Moncorvo, Luís Rei, disse que esta obra agora concluída vai permitir que os alunos, professores, funcionários e comunidade tenham melhores condições, evitando os problemas provocados pela falta de aquecimento o que leva a queixas dos alunos.

“Houve uma mudança muito substancial para o dia da comunidade escolar”, vincou.

Esta escola é frequentada por 320 alunos desde o 9.º até ao 12.º anos de escolaridade, acrescendo mais 205 alunos que vão poder usufruir do pavilhão para a prática do ensino da educação física.

As obras de requalificação da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado foram financiadas por fundos europeus em 85%, um valor que pode baixar em função da revisão de preços.

FYP//LIL
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário