Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de junho de 2024

Quase uma centena de alunos do IPB junta-se para lançar livro em várias línguas

 Noventa e quatro alunos do Instituto Politécnico de Bragança acabam de lançar uma antologia de poesia. “Vozes de Berço – Memórias de Uma Vivência” reúne jovens de diferentes países e continentes, falantes de língua portuguesa, inglesa, crioula e espanhola


Filipe Lema é um dos responsáveis pelo concretizar desta antologia. O aluno angolano do IPB, lançou, em 2019, o seu primeiro livro, “Mulher Amada”. Vários colegas do instituto tomaram conhecimento do lançamento do livro e, sendo também amantes da escrita, começaram a pedir-lhe ajuda e conselhos para a publicação de obras. Apercebendo-se de que havia vários autores “escondidos” no IPB entendeu que podiam reunir-se vários num só livro.

Filipe Lema disse que os jovens agora compreendem que podem ter futuro na escrita. “Começam a sentir-se motivados a escrever e a fazer a arte de ilustrar. O que acontece é que temos muito receio em começar, mas o que eu tenho dito é que o primeiro passo não nos leva aonde queremos chegar, mas tira-nos de onde nos encontramos e a partir do momento que se começam a sentir motivados, já começam a sentir o feedback de quererem trabalhar no próximo trabalho”, realçou.

Romana Brandão, aluna do IPB, contribuiu com três textos. A jovem é também presidente do Núcleo de Estudantes Africanos, entidade que ajudou a concretizar o projecto. Através do Clube do Livro, obtiveram um financiamento de 12 mil euros, que ajudou a lançar o livro. “Convidei o Filipe para trazer o projecto para a associação, porque temos uma equipa e depois também seria muito mais fácil em questão de verbas e no lançamento. Temos um projecto que se chama ‘Clube do livro’ que é financiado pela Direcção-geral do Ensino Superior e nós não sabíamos o que poderíamos fazer e eu pensei, porque não convidar o Filipe”, contou.  

O projecto vai além da escrita, pois conta com 116 ilustrações, todas elas de alunos de Ilustração, da licenciatura em Arte e Design. 61 pessoas deram o seu contributo para enriquecer a obra.

Jacinta Costa é uma das duas docentes que lecciona esta disciplina. Recebeu o desafio de pôr os alunos a ilustrar o livro. Considera que foi uma oportunidade única para os estudantes. “Pareceu-nos uma oportunidade única de os nossos alunos conseguirem de uma forma mais profissional trabalhar com um autor, receber um texto e falar com esse autor e sentir qual é a ideia da imagem relacionada com o próprio texto e a partir daí construir uma ilustração”, referiu.

A antologia reúne 113 textos, de 33 jovens. A escrita uniu alunos de Angola, São Tomé e Príncipe, Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Índia, Cabo Verde, Espanha e Paraguai.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário