Filipe Lema é um dos responsáveis pelo concretizar desta antologia. O aluno angolano do IPB, lançou, em 2019, o seu primeiro livro, “Mulher Amada”. Vários colegas do instituto tomaram conhecimento do lançamento do livro e, sendo também amantes da escrita, começaram a pedir-lhe ajuda e conselhos para a publicação de obras. Apercebendo-se de que havia vários autores “escondidos” no IPB entendeu que podiam reunir-se vários num só livro.
Filipe Lema disse que os jovens agora compreendem que podem ter futuro na escrita. “Começam a sentir-se motivados a escrever e a fazer a arte de ilustrar. O que acontece é que temos muito receio em começar, mas o que eu tenho dito é que o primeiro passo não nos leva aonde queremos chegar, mas tira-nos de onde nos encontramos e a partir do momento que se começam a sentir motivados, já começam a sentir o feedback de quererem trabalhar no próximo trabalho”, realçou.
Romana Brandão, aluna do IPB, contribuiu com três textos. A jovem é também presidente do Núcleo de Estudantes Africanos, entidade que ajudou a concretizar o projecto. Através do Clube do Livro, obtiveram um financiamento de 12 mil euros, que ajudou a lançar o livro. “Convidei o Filipe para trazer o projecto para a associação, porque temos uma equipa e depois também seria muito mais fácil em questão de verbas e no lançamento. Temos um projecto que se chama ‘Clube do livro’ que é financiado pela Direcção-geral do Ensino Superior e nós não sabíamos o que poderíamos fazer e eu pensei, porque não convidar o Filipe”, contou.
O projecto vai além da escrita, pois conta com 116 ilustrações, todas elas de alunos de Ilustração, da licenciatura em Arte e Design. 61 pessoas deram o seu contributo para enriquecer a obra.
Jacinta Costa é uma das duas docentes que lecciona esta disciplina. Recebeu o desafio de pôr os alunos a ilustrar o livro. Considera que foi uma oportunidade única para os estudantes. “Pareceu-nos uma oportunidade única de os nossos alunos conseguirem de uma forma mais profissional trabalhar com um autor, receber um texto e falar com esse autor e sentir qual é a ideia da imagem relacionada com o próprio texto e a partir daí construir uma ilustração”, referiu.
A antologia reúne 113 textos, de 33 jovens. A escrita uniu alunos de Angola, São Tomé e Príncipe, Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Índia, Cabo Verde, Espanha e Paraguai.
Sem comentários:
Enviar um comentário