Envelhecer de forma saudável e activa é o lema de mais de 200 idosos que estiveram ontem reunidos no Pavilhão Municipal de Bragança no âmbito do projecto “Bragança Activa”.
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Bragança que começou já em 2003 e que desde 2010 alargou as actividades ao meio rural.
Cristina Figueiredo, vereadora da cultura do Município de Bragança sublinha que o objectivo deste programa é que os idosos do concelho se mexam para terem uma vida saudável.Aulas de dança, caminhadas ou natação são apenas algumas das iniciativas proporcionadas pelo programa que encerrou ontem esta época de actividades. Houve tempo ainda para uma palestra sobre o tema “Prevenção da demência sénior”, com a colaboração da Unidade Local de Saúde do Nordeste.
A enfermeira Olívia Maria deixa alguns conselhos para envelhecer de forma activa.“Os idosos têm aderido bastante bem a este programa.
O objectivo é por a população a mexer”, salienta.Aulas de dança, caminhadas ou natação são apenas algumas das iniciativas proporcionadas pelo programa que encerrou ontem esta época de actividades. Houve tempo ainda para uma palestra sobre o tema “Prevenção da demência sénior”, com a colaboração da Unidade Local de Saúde do Nordeste.
A enfermeira Olívia Maria deixa alguns conselhos para envelhecer de forma activa.“Promover o contacto com os vizinhos, evitar o isolamento, caminhar, partilhar um chá ou ir à horta, promover o estar com o outro, alguns cuidados com a alimentação e com a medicação, são alguns exemplos”, revela.
Quanto aos protagonistas deste programa, os idosos do concelho de Bragança dizem que “parar é morrer”, por isso não faltam às actividades do “Bragança Activa”.
Mais de duas dezenas de idosos do concelho de Bragança participaram ontem nas actividades de encerramento desta época do programa “Bragança Activa” que proporciona actividades lúdicas e desportivas aos mais velhos.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário