Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bragança quer crianças a "Sorrir Branquinho"

Centenas de crianças de Bragança vão receber no próximo ano letivo um 'kit' para a escovagem dos dentes no âmbito de um projeto do município e do centro de saúde locais que querem os mais novos a "Sorrir Branquinho"
O projeto está em curso há três anos nos jardins-de-infância do concelho com o propósito de promover a saúde oral, incutir nas crianças hábitos saudáveis e prevenir as cáries dentárias, de acordo com os promotores.
No próximo ano letivo, além da sensibilização e promoção da lavagem dos dentes nos próprios estabelecimentos, serão distribuídos 'kits' com pasta e escova pelo projeto "Sorrir Branquinho" que este ano abrangeu mais de 850 crianças de 19 jardins-de-infância de Bragança, segundo dados avançados pelo presidente da Câmara, Hernâni Dias.
No ano letivo que agora termina, a estatística contraria o objetivo dos promotores com um aumento de 1,7% da incidência de cáries entre a população abrangida, que o autarca local justificou com o aumento do número de crianças abrangidas.
"O ano passado houve uma ligeira redução e este ano um ligeiro aumento. Não se traduz em maus resultados, mas no aumento do número de alunos que estiveram envolvidos no projeto", explicou.
O projeto que envolve também a sensibilização de pais e encarregados de educação consiste em promover a lavagem dos dentes nos próprios jardins-de-infância, mas também educar para uma alimentação amiga da saúde oral com a redução de alimentos com açúcar.
A enfermeira coordenadora do centro de saúde de Bragança, Anabela Martins, salientou a importância deste projeto "porque os hábitos adquiridos nesta idade vão-se manter ao longo da vida".
"O que pretendemos é que elas (crianças) criem hábitos e rotinas que lhe permitam ao longo da vida não terem problemas de saúde oral", especificou.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário