Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

População contra encerramento de 18 escolas no distrito

A população das aldeias do distrito de Bragança com escolas do 1.º Ciclo em risco de fechar não se conforma com esta medida do Governo.
Dizem que o interior está cada vez mais envelhecido e desertificado e que as crianças ainda dão algum ânimo e movimento às aldeias.
A escola de Ervedosa, no concelho de Vinhais, é uma das que está em risco de fechar as portas já no próximo ano lectivo. Tem apenas 7 alunos, mas a população garante que é um serviço que faz falta.
O transporte das crianças para outras escolas preocupa pais e familiares. Januário Santos mora em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, e tem uma filha que vai entrar para a escola no próximo ano lectivo. Garante que, se não houver transporte com segurança, a filha não vai à escola.
A escola de Palaçoulo vai ter ainda este mês mais duas valências, uma piscina e um complexo desportivo, que podem não chegar a ser utilizados pelas crianças.
Para Alice Susano, da direcção de Bragança do Sindicato dos Professores do Norte, encerrar as escolas com menos de 21 alunos é uma medida sem critérios pedagógicos.
No distrito de Bragança há 18 escolas do 1.º Ciclo em risco de encerrar no início do próximo ano lectivo.
Este é o tema do programa Estado da Região de hoje, aqui na Brigantia, a partir das 10 da manhã.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário