Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Câmara de Bragança chumba proposta do PS para baixar impostos

O executivo do PSD da Câmara de Bragança chumbou a proposta dos vereadores do PS para baixar para a taxa mínima o Imposto Municipal Sobre Imóveis – IMI e para a autarquia abdicar da taxa que recebe do IRS a favor dos brigantinos.
Os socialistas levaram a proposta à última reunião de Câmara, por considerarem que a diminuição dos impostos é uma medida positiva para o orçamento das famílias. 
O vereador socialista Vítor Prada Pereira lamenta a falta de vontade política do executivo do PSD para diminuir os encargos dos munícipes. “Não há vontade política da parte do executivo do PSD para o fazer, porque em muitos concelhos do nosso País está a acontecer. Vivemos uma situação económica difícil e portanto tudo o que seja ajudar as famílias e ajudar as próprias empresas ajudaria a fixar pessoas, a criar emprego e no fundo a movimentar e a injectar dinheiro na economia. São quase 4 milhões de euros que a Câmara de Bragança tem com o IMI e portanto parece-nos que é uma quantia bastante avultada e que se reduzíssemos 500 ou 600 mil euros não afectaria as contas do município”, defende o socialista. 
Numa altura em que o Orçamento do Estado prevê um aumento do valor a pagar de IMI, Vítor Prada Pereira defende que a autarquia devia aliviar os encargos das famílias. “O IMI para o próximo ano vai ter um aumento considerável. Aliás, pode haver casos inclusivamente que pode dobrar. Qualquer pessoa por mínimo que pague de IMI paga sempre à volta de 200 euros. Se tiver esse aumento substancial vai aumentar e de que maneira o orçamento das penosas, porque não é só o IMI é também a electricidade, a água e lembro que as taxas de água e saneamento no concelho de Bragança é das mais caras do País e, portanto, é tudo a somar”, realça Vítor Prada Pereira. 
Também em relação ao IRS, os vereadores socialistas defendem que a autarquia devia abdicar da taxa a favor dos contribuintes. “Também em relação aos 5 por cento de IRS que a Câmara recebe, que quase chega aos dois milhões de euros de receita, parece-nos que seria também um sinal importante para no fundo ajudar as famílias que se encontram em dificuldade”, defende o vereador socialista. 
Este ano as taxas de IMI praticadas pela Câmara de Bragança foram de 0,335 por cento para os prédios urbanos avaliados e 0,6 por cento para os prédios urbanos. Para o próximo ano, a autarquia ainda não divulgou as taxas, mas de acordo com a proposta do PS a taxa para os prédios não avaliados baixava para 0,3 por cento e para os prédios urbanos para 0,5 por cento. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário