Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Alfândega da Fé vai ter barragem no planalto de Vilarchão e Parada

O Município de Alfândega da Fé quer construir uma barragem no planalto de Vilarchão e Parada e reabilitar a Barragem de Camba. Os dois projectos vão ser candidatados a fundos comunitários.
A presidente do Município de Alfândega da Fé, Berta Nunes, explica que o objectivo é melhorar a produtividade dos agricultores do vale junto à serra de Bornes, aumentando a sustentabilidade do Regadio. “O objectivo é melhorar um regadio que já existe, do vale da Camba, colocando instrumentos para uma melhor gestão da água. 
Queremos também fazer um novo regadio, com uma nova barragem que vá regar o planalto de Vilarchão e Parada, que tem agricultores muito dinâmicos e o principal constrangimento é a não existência de regadio”, explica a presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes.
A nova barragem é uma infraestrutura reclamada há cerca de 50 anos. Agora foi constituída uma junta de regantes que envolve os agricultores abrangidos pelo perímetro de Rega, elemento essencial para realizar a candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020. “Estamos a responder a um anseio que tem mais de 50 anos”, sublinha a autarca. 
Os primeiros projectos para uma barragem surgiram nessa altura. “Esperamos que neste quadro comunitário consigamos cumprir com essa expectativa os agricultores de Vilarchão e Parada”, refere Berta Nunes.
Os dois projectos vão fazer nascer um perímetro de rega de 800 hectares. As candidaturas ao PDR 2020 serão realizadas em breve. 
Prevê-se que as infraestruturas, com um custo que deve rondar os 4 milhões e euros, possam estar concluídas dentro de dois anos e meio. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário