Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 23 de maio de 2015

Festa da Cereja de Alfândega da Fé: Cereja e produtos inovadores convidam a um piquenique

A 5,6, 7 de junho Alfândega da Fé vai estar em Festa e o fruto que lhe dá o nome, a cereja, vai ser o cabeça de cartaz destes 3 dias. Com uma forte componente de promoção e divulgação do território, a Festa da Cereja quer dar a conhecer esta terra, os produtos da região e as diversas aplicações gastronómicas do fruto.

Nesta edição os visitantes vão ser surpreendidos com produtos inovadores à base de cereja. Já ouviu falar no salpicão de cereja? É uma das grandes novidades para este ano. Uma conjugação de um enchido característico do concelho, o salpicão, com aquela que é a imagem de marca de Alfândega da Fé, a cereja. A combinação pode parecer improvável, mas promete convencer até os mais céticos. 

Trata-se de um produto desenvolvido pelo Chef António Mauritti, que lançou o desafio a uma produtora local de fumeiro. Surge assim o salpicão de cereja de Alfândega da Fé, com a marca Fumeiro D’ Avó Maria. Uma cozin há regional que já se tinha inovado ao produzir alheiras light. Para os apreciadores de doces, a Festa vai oferecer o nitrogelado de cereja, produzido com leite de cabra ou ovelha de Alfândega da Fé, a partir de gelo seco. As compotas, os licores, os bolos completam os sabores à base de cereja e até não vai faltar aquela que já é uma presença assídua nesta Festa: a Cerveja de Cereja. 

Estas são formas apelativas e inovadoras de acrescentar valor a produtos tradicionais fazendo de conjugações improváveis, como é o caso do salpicão e da cereja, forma de afirmação, projeção do concelho e de dinamização da economia local. Para além disso, mostra-se que a cereja para além de ser deliciosa quando consumida em fresco, associada a outros produtos torna-os ainda mais apetecíveis e pode ser presença assídua, ao longo de todo ano, na mesa dos portugueses. 

Piqueniques com Sabor a Cereja para Provar os Sabores da Terra
E que tal pegar em todos estes produtos e fazer deles ingredientes principais de um piquenique com sabor a cereja? Na festa vão estar cestos de piquenique recheados com o que de melhor tem este concelho, um cesto que sabe a Alfândega da Fé e que pode servir de pretexto para uma visita mais demorada pela região.

A ideia passa por reunir num “farnel” produtos característicos de Alfândega e convidar os visitantes a fazer uma viagem pelos sabores deste território, onde, claro, não faltará a cereja. Uma edição limitada, que pode ser adquirida no recinto da Festa e que contém o azeite, a Cerveja , o salpicão de Cereja, Queijo, a Merenda de alfândega etc, e que pode ser completada com outros produtos como é o caso do pão ou dos bolos típicos.

Depois é só partir à descoberta destas terras Alfandeguenses, deslumbrar-se com as paisagens, depenicar uma outra cereja nos pomares e saborear os produtos criteriosamente seleccionados para este piquenique, ou então reservar estas iguarias para aquela ocasião mais especial. Uma forma de conjugar todos os sabores de Alfândega da Fé e de dar a conhecer produtos e produtores que a Festa quer divulgar.

A partir de dia 23 de maio a Festa da Cereja de Alfândega da Fé vai andar na rua a promover a cereja, os novos produtos à base deste fruto e o próprio concelho. No dia 23 de maio vai estar em Vila Real, a 29 de maio em Bragança e a 30 de Maio no Porto. Para além da apresentação do programa e dos produtos inovadores vai também ser oferecida cereja à população destas cidades. Ações que visam divulgar o concelho e a Festa. Depois é só passar por Alfândega da Fé entre 5 e 7 de junho, provar os produtos locais, degustar a cereja e quem sabe programar um piquenique com sabor a cereja e a Alfândega da Fé. 

O programa da Festa é ainda complementado com actividades desportivas e culturais. Neste campo destaque para o encontro de pastores, para o primeiro concurso de ovinos e caprinos, para a prova desportiva, 1º subida da Serra de Bornes - 4ª etapa do Circuito nacional de montanha 2015- , para o seminário “Novos Desafios na Cereja” ou a apresentação do livro de João Pedro Mésseder, “Variações em Forma de Cereja”. O espetáculo com os GNR, a 6 de junho, de Manecas Costa, a 5 de junho e as atuações de DJ’s na tenda multiusos complementam a oferta destes 3 dias de Festa.

Nota de Imprensa CM Alfândega da Fé (Sónia Lavrador)

Sem comentários:

Enviar um comentário