A micoterapia foi defendida como uma ajuda no combate ao cancro, este sábado numa palestra no XX Encontro Micológico Transmontano, que decorreu em Mogadouro.
Adriana Teixeira, foi uma das palestrantes. A médica, hematologista clínica defende que os cogumelos têm um grande poder na recuperação do sistema imunológico do doente:
“A micoterapia não faz com que se não realize o tratamento tradicional, mas pode ser um apoio para que seja mais fácil ultrapassar os problemas que a terapia convencional ainda têm, como os efeitos secundários. A micoterapia estima o sistema imunológico do doente pode ser um trabalho em conjunto, com um resultado melhor do que só se usar uma das terapêuticas”, disse Adriana Teixeira.
Margarida Rocha é fisioterapeuta, e há cerca de 3 anos teve cancro e procurou a micoterapia como uma forma de ultrapassar lacunas da medicina tradicional: “esta terapia veio demonstrar-me, por resultados científicos e ainda mais agora, por vivência pessoal que consegui ultrapassar essas lacunas. E estou a começar a normalizar a minha vida e reforçar a vertente de saúde que foi perdida e redimir todo o mal que foi efectuado durante este tempo”, contou Margarida Rocha.
Outro testemunho foi o de Pedro Gui, pai de uma criança que em 2013 foi diagnosticada uma leucemia e que recorreu a extractos de cogumelos para ajudar a diminuir os efeitos secundários da quimioterapia e estimular o sistema imunológico do seu filho. Conta que um exemplo de cogumelo com estas propriedades é o juba de leão: “A equipa que me acompanhou menciona e prova com muitos estudos, que o hericium herinaceus, que é conhecido como juba de leão, é um fungo que beneficia a parte cognitiva, o sistema nervoso central e o sistema digestivo. Para algumas inflamações, são indicados estes cogumelos, mas cada caso é um caso”.
Existe um milhão de fungos, com 100 mil espécies classificadas e acredita-se que 1000 cogumelos tenham propriedades medicinais. A medicina tradicional usa já cerca de vinte espécies no combate a determinadas doenças. O XX Encontro Micológico Transmontano teve diversas actividades, entre elas, uma saída ao campo, exposição de fungos e uma feira de produtos regionais.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário