Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

"La Tortilla de mi madre"

Peripécia Teatro apresenta no palco do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros a peça de teatro "La Tortilla de mi madre". Uma criação sobre as avós, as mães e outros familiares que vão vivendo SOS.


Esta Avó leu todos os clássicos. Mas não só. Leu também os românticos, os modernos e os contemporâneos. Delira com Pessoa, Faulkner e Lorca. As obras destes grandes vivem com ela. Livros, livros, livros. Mas não só. Esta Avó curte todos os clássicos da música. E el Flamenco. E a Bossa Nova. E todos os de la Movida Madrileña. Os discos também não faltam na casa da Avó. Nem um gira-discos. Nem uma salamandra a arder por dentro. Também há uma salamandra, da família dos anfíbios, seca por dentro e por fora, guardada nas páginas de um livro para mostrar à neta quando ela vier de longe para a visitar. Fotografias dos netos. Os filhos dos quatro filhos. Duas garrafas de gás penduradas estrategicamente, e com sentido aparentemente estético, na escada exterior que sobe ao primeiro andar. Uma retrete embutida num exíguo compartimento. Uma vassoura de piaçaba presa com fita-cola ao autoclismo.

Esta Avó move-se lentamente. Ouve a música altamente. Lê Samuel Beckett ao som dos filmes de Pedro Almodóvar que guarda em VHS. Por trás do aparentemente absurdo ambiente por onde se move há explicações. Nem sempre simples. Nem sempre só explicações.

Criação e interpretação: Noelia Domínguez e Sérgio Agostinho
Iluminação: Pedro Pires Cabral
Produção executiva: Sara Casal
Direcção, co-criação e dramaturgia: José Carlos Garcia

CM de Macedo de Cavaleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário