Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

No Ponto: económico de castanha, Vinhais

Os bolos chamados económicos são típicos de Trás-os-Montes, no contexto da doçaria popular

O nome tem a ver com várias coisas: os ingredientes são muito acessíveis, trata-se de um doce que dura muito tempo, e é um bolo consistente, massudo, que rapidamente enche a barriga. São por isso económicos. 
A versão que Maria Adelaide Vaz produz, com castanha, é mais recente, mas faz uso de um produto forte na região. Por esta altura do ano, entre as voltas que dá a vender pão no concelho de Vinhais, dedica-se a fazer fornadas de económicos de castanha. Freguesia para estes bolinhos não lhe falta. O truque deverá estar no licor de castanha que adiciona para intensificar o sabor do fruto. 
De facto, ficam óptimos, e só não duram mais porque os comemos.



Cristina Castro
Fugas
Jornal Público

Sem comentários:

Enviar um comentário