O jardim-de-infância de Ligares, concelho de Freixo de Espada à Cinta vai fechar amanhã.
A notícia foi recebida nesta segunda-feira através de reunião entre a directora e os pais das crianças.
O presidente da junta de freguesia, Ademar Bento diz que a principal razão evocada para o fecho é a falta de dinheiro para manter o espaço que acolhe 6 crianças, mas estranha este facto porque o centro é financiando pela Fundação Monsenhor Júlio Martins, um benemérito que esteve radicado nos Estados Unidos da América e que deixou "a sua fortuna" para custear o espaço.
“A creche foi fundada por Monsenhor Júlio Martins que pagou sempre as despesas. Agora a directora do centro enviou uma carta na sexta-feira passada, a agendar uma reunião para segunda-feira a informar do encerramento do espaço, a partir de sexta-feira não há creche. A razão deve-se à falta de dinheiro, quando nós sabemos que há da Fundação”, referiu Ademar Bento.
O sentimento da população na aldeia é de revolta porque a construção do espaço foi realizada pela população: “porque fomos nós que fizemos a creche e pagamos as obras, assim como doamos o terreno, numa altura que o espaço ainda tinha 60 crianças. Penso que aquilo ainda nos pertence. E agora as crianças ficam na rua e as mães não têm onde levar as das crianças”, acrescentou o presidente da Junta de Freguesia de Ligares.
Ademar Bento garante que é uma perda significativa da aldeia e destaca “que é perder uma coisa que era nossa. E não vamos acatar de boa vontade esta decisão. Os pais neste momento estão muito revoltados”.
O presidente da junta de Ligares garantiu que vai lutar com o fecho da creche e já está a avançar juridicamente. O infantário funcionava há 30 anos.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário