Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Sistema de Vigilância e Apoio à Decisão Operacional para prevenir e detetar incêndios florestais

As Terras de Trás-os-Montes são o primeiro território do Norte de Portugal com um Sistema de Vigilância e Apoio à Decisão Operacional em funcionamento. Trata-se de um projeto que visa reforçar a vigilância e monitorização das zonas florestais, contribuindo para otimizar recursos e melhorar respostas no campo da prevenção, deteção, gestão e combate a incêndios florestais. Esta é uma ferramenta de apoio aos agentes da Proteção Civil e GNR no campo da defesa e proteção da floresta contra incêndios.
O projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) e a sua implementação foi desenvolvida em estreita colaboração com a Proteção Civil e GNR. Está em funcionamento desde o início do verão e foi apresentado durante uma sessão que contou com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves.

O Sistema de Vigilância e Apoio à Decisão Operacional é composto por estações de dois tipos: as Torres de Vigilância e Apoio à Decisão (TVAD) e Centros de Gestão e Controlo (CGC). As TVAD servem de suporte às câmaras de vídeo, orientáveis em azimute e elevação, a partir dos Centros de Gestão e Controlo. Os CGC’s dispõem de monitores de vídeo onde as imagens das câmaras são apresentadas em simultâneo e em tempo real, com elevadas qualidade e taxa de atualização. Garante uma cobertura de 164.530ha, na área de intervenção da CIM-TTM e zonas limítrofes.

Os locais escolhidos, para a instalação das câmaras de vídeo, são locais estratégicos, que possuem uma maior bacia de visibilidade sobre as áreas a proteger. As câmaras estão instaladas nas Serras de Bornes, Nogueira e Castanheira. Os Centros de Gestão e Controlo que permitem a visualização das imagens recolhidas pelas câmaras de vigilância estão em funcionamento no no Comando Territorial de Bragança da GNR e no Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança e Este sistema permite uma vigilância permanente, em tempo real, 24h por dia durante todo o ano. 

Contribui para um combate mais rápido e eficaz e assumem-se também como um instrumento dissuasor ao reforçar a vigilância das zonas florestais. Além disso, permite reduzir o número de falsos alertas, aumenta a fiabilidade dos alertas confirmados e a precisão na localização dos focos das ocorrências detetadas. Simultaneamente possibilita um melhor dimensionamento dos meios a deslocar para o terreno e de uma forma mais célere. Isso mesmo foi explicado durante a apresentação pública do projeto pelos responsáveis da Proteção Civil distrital que evidenciaram a importância que as funcionalidades trazidas por este equipamento assumiram durante o período crítico de incêndios. 


Tendo em conta o sucesso destes primeiros meses de funcionamento a CIM-TTM pretende instalar mais câmaras de vigilância, de modo a abranger todo o território das Terras de Trás-os-Montes, que é composto pelos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais. Esta foi uma das mensagens transmitidas pelo Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM-TTM, Artur Nunes, ao Secretário de Estado da Proteção Civil. Na altura, Artur Nunes reforçou também a necessidade de o Governo assegurar, findo o período de financiamento, a manutenção deste Sistema.

O Sistema de Vigilância e Apoio à Decisão Operacional resulta de uma candidatura, promovida pela CIM-TTM, ao POSEUR- Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial das Terras de Trás-os-Montes. Este é um investimento de 130.872,00€, com uma taxa de cofinanciamento FEDER- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional - de 48,71%.

Nota de Imprensa - Sónia Lavrador
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário