Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

“Portugal vai eleger as 7 Maravilhas da Cultura Popular”

A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® é um projeto de caráter privado, de manifesto interesse público, organizado pela sociedade denominada EIPWU, Lda, entidade detentora dos direitos exclusivos da marca 7 Maravilhas® e 7 Maravilhas de Portugal®, ou seja é um concurso televisivo de chamadas de valor acrescentado.

Todos os anos, a inovação desta empresa, é notória e, salienta que “os portugueses são desafiados a encontrar, em 2020, o “património de Portugal”, no âmbito da iniciativa “7 Maravilhas”, que visa “eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições, associadas a uma determinada região do país”.

“Vamos promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a nossa Cultura Popular a um patamar de causa pública” é o repto da nova edição das “7 Maravilhas“. Refere a entidade promotora! Explica a organização no comunicado enviado à imprensa “O que é uma Maravilha da Cultura Popular, num país onde a música, a dança, as lendas, as festas, as tradições, as máscaras, o artesanato e tantas outras coisas contribuem para fazer de Portugal um país ímpar? Pois é exatamente todo esse património que queremos trazer a público, para o valorizar com a pompa e circunstância que sempre mereceu”, explica a organização.
“Eleger as 7 Maravilhas de Portugal® é cada vez mais um ato emotivo, uma tomada de posição sobre quem somos, de onde vimos e o que criamos”, lê-se na nota, que acrescenta que “o património cultural imaterial, a marca da terra, a preservação da criatividade do nosso povo e a capacidade que o país tem de inovar e de se reinventar nas suas tradições são cada vez mais fatores distintivos nas eleições 7 Maravilhas®”.
Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos são as mais recentes categorias a concurso.
A primeira fase de candidaturas decorre até ao dia 1 de março de 2020.
A fase de seleção dos 21 candidatos por distrito ou região autónoma irá decorrer entre março e abril e os sete finalistas de cada região do país serão anunciados em maio.
Já as eliminatórias regionais estão previstas para os meses de julho e agosto e a Gala Finalíssima, onde serão reveladas as “7 Maravilhas da Cultura Popular”, está agendada para o dia 5 de setembro de 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário