A celebração das exéquias está prevista para este sábado, dia 2 de maio, na igreja de Rio de Fornos (Vinhais), Unidade Pastoral Senhora da Encarnação, presididas por D. José Cordeiro e concelebradas por um pequeno grupo de sacerdotes: os da Unidade Pastoral e o Arcipreste de Bragança.
Ingressou no Seminário em janeiro de 1938 e fez os estudos teológicos em Vinhais e Bragança. Ordenado presbítero em 29 de junho de 1950, por D. Abílio Vaz das Neves, foi docente de música, geografia e latim no Seminário de Vinhais (entre 1950 e 1954) tendo sido pároco das comunidades de Curopos e Vale de Janeiro. Em 1962 parte para Angola como Capelão militar. Aí fez duas comissões de serviço. Rumou depois a Cabo Verde, onde também fez duas comissões.
Regressa a Portugal em 1970 e dedica-se à docência de matemática no Colégio S. João de Brito, em Bragança, onde também foi prefeito.
Na Escola Secundária Emídio Garcia, antigo Liceu de Bragança, o sacerdote lecionou a disciplina de religião e moral, e no Seminário de Bragança exerceu as funções de prefeito e docente.
Em 1983 é nomeado pároco das comunidades de Curopos, Vale de Janeiro, Alvaredos e Sobreiró de Baixo, todas no concelho de Vinhais. Mais tarde assume, também, a paroquialidade de Candedo, Espinhoso e Aboá.
Foi docente de religião e moral na Escola de Vinhais.«A notável jovialidade e carinho com que abraçava cada dia e cada um de nós é sem dúvida uma inspiração, referência e motivo de orgulho», considera a família.
Glória Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário