Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 2 de maio de 2020

Faleceu o Padre Manuel dos Santos Gonçalves Gomes

Partiu para a casa do Pai, aos 93 anos de idade, de morte natural, o Padre Manuel dos Santos Gonçalves Gomes, natural de Vinhais, divulgou a Diocese de Bragança-Miranda.
A celebração das exéquias está prevista para este sábado, dia 2 de maio, na igreja de Rio de Fornos (Vinhais), Unidade Pastoral Senhora da Encarnação, presididas por D. José Cordeiro e concelebradas por um pequeno grupo de sacerdotes: os da Unidade Pastoral e o Arcipreste de Bragança.
Ingressou no Seminário em janeiro de 1938 e fez os estudos teológicos em Vinhais e Bragança. Ordenado presbítero em 29 de junho de 1950, por D. Abílio Vaz das Neves, foi docente de música, geografia e latim no Seminário de Vinhais (entre 1950 e 1954) tendo sido pároco das comunidades de Curopos e Vale de Janeiro. Em 1962 parte para Angola como Capelão militar. Aí fez duas comissões de serviço. Rumou depois a Cabo Verde, onde também fez duas comissões.
Regressa a Portugal em 1970 e dedica-se à docência de matemática no Colégio S. João de Brito, em Bragança, onde também foi prefeito. 
Na Escola Secundária Emídio Garcia, antigo Liceu de Bragança, o sacerdote lecionou a disciplina de religião e moral, e no Seminário de Bragança exerceu as funções de prefeito e docente.
Em 1983 é nomeado pároco das comunidades de Curopos, Vale de Janeiro, Alvaredos e Sobreiró de Baixo, todas no concelho de Vinhais. Mais tarde assume, também, a paroquialidade de Candedo, Espinhoso e Aboá.
Foi docente de religião e moral na Escola de Vinhais.«A notável jovialidade e carinho com que abraçava cada dia e cada um de nós é sem dúvida uma inspiração, referência e motivo de orgulho», considera a família.
Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário