Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de setembro de 2021

AECT Duero-Douro promove intercâmbio juvenil no setor vitivinícola

 O AECT Duero-Douro colabora com a associação Vindouro APDF num projeto Erasmus+, sobre iniciativas de empreendedorismo no setor vitivinícola da fronteira.


Mostrar à juventude europeia as grandes possibilidades de desenvolvimento económico existentes na zona transfronteiriça de Trás-os-Montes no setor vitivinícola.

Com este objetivo, a entidade portuguesa Vindouro – Associação para o Desenvolvimento da Fronteira (APDF) organiza de 6 a 15 de setembro o projeto de intercâmbio juvenil Up2wine ao abrigo do programa Erasmus+.

Um projeto que conta com a colaboração do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro e da Câmara Municipal de Mogadouro. O projeto Erasmus+ é financiado pela Comissão Europeia e gerido pela Agência Nacional Erasmus, no âmbito do programa “Juventude em Ação”. 

O projeto reunirá 36 jovens de cinco países mediterrâneos: Chipre, Espanha, Itália, Grécia e Portugal. Todos eles estarão durante dez dias instalados na localidade de Mogadouro onde terão a oportunidade de aprender e conhecer a realidade de empreendedores e empreendedoras da região que apostaram no mundo rural, e que vão partilhar boas práticas, ideias e experiências com os jovens.

Também vão poder assistir a seminários, um deles ministrado pela Escola de Enoturismo de Valladolid; a este ambiente de formação informal acresce o ambiente multicultural onde se potenciam e disseminam os valores do projeto Europeu. Todas as atividades se desenvolvem segundo as medidas estabelecidas pela Direção Geral de Saúde.

Esta iniciativa decorre no contexto do preocupante despovoamento do interior e do mundo rural, o projeto Up2Wine tem como principal objetivo facultar aos jovens conhecimentos técnicos e práticos que possam ser úteis à criação do próprio emprego, em torno dos recursos endógenos do vinho e da vinha, comuns à cultura dos seus países de origem.

Para além das entidades mencionadas anteriormente também colaboram associações parceiras dos vários países de proveniência dos jovens são elas: PlanBe, Plan it Be it (Chipre) VulcanicaMente (Itália) Social Innovation and Regional Development Institution (Grécia), Gal Piceno (Itália) e Euro Maracena (Espanha).

Sem comentários:

Enviar um comentário