Para assinalar este dia especial para ecologistas, naturalistas, conservacionistas e sociedade em geral, a Palombar vai organizar uma Sessão de Anilhagem Científica de Aves, no dia 12 de setembro de 2021, em Vila Chã da Ribeira, no concelho de Vimioso (distrito de Bragança) e divulgar diversos conteúdos de sensibilização e educação ambiental destinados a diferentes públicos-alvo e faixas etárias, nomeadamente o Documentário "Proteger a rapina das searas", o livro "O Diário secreto da Águia-de-Bonelli", o livro "Estratégias de Combate ao Uso Ilegal de Venenos em Portugal", o “Guia Informativo - Manual de Instalação de Pastagens Biodiversas” e quatro folhetos de atividades "As aves fazem mais do que cantar" (descarregue os conteúdos gratuitamente).
Numa altura em que as questões ambientais e de sustentabilidade do Planeta Terra se tornam incontornáveis e que as ameaças à biodiversidade e aos ecossistemas se intensificam e agigantam-se, colocando em causa todas as formas de vida, a Palombar considera que a celebração deste dia, muito mais do que uma simbologia, é uma forma de alertar, sensibilizar e, sobretudo, agir para assegurar um desenvolvimento humano efetivamente sustentável.
A data 14 de setembro foi escolhida para ser o Dia da Ecologia para honrar o dia no qual Ernst Haeckel publicou o seu Ökologie und Chorologie em 1866, cunhando o termo Ecologia. Em Portugal, a iniciativa do Ecology Day conta com o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Mais informações sobre o Ecology Day podem ser consultadas em www.ecologyday.eu/pt.
A celebração do Ecology Day é promovida pela SPECO desde 2017, em associação com a EEF. Em 2019, o Ecology Day assumiu uma escala internacional, graças às celebrações que tiveram lugar nos Estados Unidos da América, Rússia, Índia e Moçambique. O objetivo é que, ao ganhar escala mundial, a data seja fixada oficialmente por entidades internacionais, nomeadamente pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Sem comentários:
Enviar um comentário