quinta-feira, 19 de maio de 2022

As zonas rurais não podem esperar mais: Precisamos de ação JÁ!

 Isabel Estrada Carvalhais apresentou o projeto de relatório de iniciativa relativo à comunicação da Comissão Europeia (CE) sobre a visão de longo prazo para as zonas rurais da União Europeia (UE), na reunião da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Referindo-se à comunicação da CE, que prevê iniciativas e instrumentos políticos, em que se insere um plano de ação rural, Isabel Carvalhais reforça a importância da Comissão e dos Estados-Membros conferirem a máxima prioridade à sua implementação. “As zonas rurais não podem esperar mais: Precisamos de ação imediata e de curto prazo”, disse.


Isabel Estrada Carvalhais afirma:

“Com este relatório procurei contribuir para a visibilidade política do debate sobre as zonas rurais e reforçar a necessidade e urgência da ação sobre o seu presente e o seu futuro. A diversificação e inovação da economia rural, baseadas no potencial local, será o caminho que permitirá aos cidadãos das zonas rurais beneficiar das novas oportunidades oferecidas pelas transições digital e verde. Transições que terão de ser justas e inclusivas, contribuindo para a vitalidade económica e social das comunidades ao mesmo tempo que se cumpre a aposta na economia de carbono zero.

Nunca é demais insistir no óbvio: que os cidadãos das áreas rurais devem poder beneficiar de condições equitativas aos outros cidadãos para assim atingirem os seus objetivos profissionais, sociais e pessoais sem esquecer um olhar muito particular sobre os grupos mais vulneráveis; só desta forma se poderá falar no futuro de uma efetiva e global concretização do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.”

Outras informações:

Isabel Estrada Carvalhais considera que a dimensão territorial rural deve estar bem presente e articulada entre os planos estratégicos da Política Agrícola Comum (PAC), os programas da política de coesão e os planos de recuperação e resiliência. A deputada defende que a visão a longo prazo deverá evoluir para uma verdadeira estratégia rural a nível europeu, a ser plenamente integrada nos próximos períodos de programação, exemplo que deverá ser seguido pelos Estados-Membros a nível nacional.

Contexto:

A avaliação anunciada para 2023 pela Comissão Europeia deverá abrir caminho para a plena integração de um plano de ação rural no período de programação de 2028-2034. Em paralelo, todos os Estados-Membros devem estar igualmente empenhados em dar resposta aos desafios específicos das suas zonas rurais durante a implementação dos seus programas nacionais e providenciar os investimentos necessários à promoção da inclusão social e criação de emprego, fomentar a competitividade e permitir transições verdes e digitais justas.

Comunicado enviado pela eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais.

Sem comentários:

Enviar um comentário