sexta-feira, 20 de maio de 2022

Conversa e Cine-Concerto Alvorada

 Conversa “A dança dos paus na Terra de Miranda: de prática ancestral a património cultural” seguida de cine-concerto “Alvorada".


A conversa andará à volta do tema da Dança dos Pauliteiros, abrindo espaço para a discussão das origens e futuro desta tradição. Convidamos Gualdino Fernandes Raimundo, ensaiador das novas gerações de pauliteiros da Associação Caramonico de Palaçoulo e Mário Correia, etnomusicólogo, profundo conhecedor das manifestações da cultura tradicional da Terra de Miranda.

A conversa será seguida de um momento musical com vídeo-projecção. Este cine-concerto “Alvorada” consistirá numa abordagem experimental aos sons e imagens do nordeste transmontano, uma exploração dos artistas sonoros Nuno Preto e João Sarnadas, com manipulação de imagens de arquivo do cineasta Gonçalo Mota.

Com estreia agenda para 27 de Maio, em Miranda do Douro, NORDESTE é um projeto de criação coletiva proposto pela Circolando, CRL e enquadrado na operação "Simbiose", financiada através do programa Norte 2020.

NORDESTE explora o universo das máscaras e rituais ligados às festas de inverno e o universo da Dança dos Pauliteiros. Complementarmente ao espectáculo, pensamos a realização de um evento que o precede e que pretende divulgar o processo criativo, mas também oferecer à comunidade local um espaço de discussão e diálogo sobre os temas centrais do projeto.

Este evento, a ter lugar no dia 23 de Maio, consistirá numa conversa aberta à população, mas para a qual serão convidados especialistas dos temas em questão.

Data: 23 de maio às 21h00
Local: Casa de la Música Mirandesa
Informação e Inscrições: cultura@cm-mdouro.pt
Pago/Gratuito: Gratuito, sujeito a inscrição

Sem comentários:

Enviar um comentário