Na intervenção de abertura, o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, falou sobre a importância da apresentação deste estudo como um primeiro passo para o lançamento deste projeto de interesse público, uma medida que vai potenciar o desenvolvimento económico de toda a região do Douro e alguns territórios da região Centro.
O Estudo de Reabilitação da Linha do Douro - Troço Pocinho/Barca d´Alva hoje apresentado debruçou-se sobre a viabilidade e impactos económicos associados à reabertura deste troço, assim como no projeto de reabilitação da estrutura ferroviária existente. Esta parte técnica esteve a cargo da CCDR-N e das Infraestruturas de Portugal, que comprovaram que este é um investimento estrutural para a região, beneficiando diretamente os quatro Municípios limítrofes: Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo, mas com reflexos muito significativos nos restantes concelhos da CIMDOURO.
A Ministra da Coesão Territorial assumiu a importância deste investimento para as populações e regiões mais afetadas pela interioridade, uma obra com grande impacto económico, social e ambiental, que se apresenta como viável. No mesmo sentido falou o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, que anunciou a intenção do Governo de arrancar com o concurso para a extensão da Linha do Douro até Barca d´Alva já no primeiro trimestre de 2023, uma obra importante para o dinamismo económico de todo o território do Douro.
O troço em causa tem uma extensão de cerca de 27 quilómetros e está inativo desde a década de 80. O estudo apresentado pressupõe um investimento de 75 milhões para a reabertura deste troço cujos benefícios totais podem chegar aos 84 milhões de euros.
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