Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

𝗘𝘀𝘁𝘂𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝗮çã𝗼 𝗱𝗮 𝗟𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗼𝘂𝗿𝗼 - 𝗧𝗿𝗼ç𝗼 𝗣𝗼𝗰𝗶𝗻𝗵𝗼/𝗕𝗮𝗿𝗰𝗮 𝗱´ 𝗔𝗹𝘃𝗮 𝗮𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗱𝗼 𝗵𝗼𝗷𝗲 𝗲𝗺 𝗙𝗿𝗲𝗶𝘅𝗼 𝗱𝗲 𝗘𝘀𝗽𝗮𝗱𝗮 à 𝗖𝗶𝗻𝘁𝗮

 O Município de Freixo de Espada à Cinta foi esta manhã o local escolhido para a apresentação do Estudo de Reabilitação da Linha do Douro - Troço Pocinho/Barca d´Alva, que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Dr. Pedro Nuno Santos, da Ministra da Coesão Territorial, Dra. Ana Abrunhosa, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Prof.ª Dr.ª Isabel Ferreira, do Presidente da CIMDOURO, Dr. Carlos Silva Santiago, do Presidente da CCDR-N, Prof. Dr. António Cunha, e do Vice-Presidente das Infraestruturas de Portugal, Eng. Carlos Fernandes, entre muitos outros representantes políticos e de entidades civis.


Na intervenção de abertura, o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, falou sobre a importância da apresentação deste estudo como um primeiro passo para o lançamento deste projeto de interesse público, uma medida que vai potenciar o desenvolvimento económico de toda a região do Douro e alguns territórios da região Centro.

O Estudo de Reabilitação da Linha do Douro - Troço Pocinho/Barca d´Alva hoje apresentado debruçou-se sobre a viabilidade e impactos económicos associados à reabertura deste troço, assim como no projeto de reabilitação da estrutura ferroviária existente. Esta parte técnica esteve a cargo da CCDR-N e das Infraestruturas de Portugal, que comprovaram que este é um investimento estrutural para a região, beneficiando diretamente os quatro Municípios limítrofes: Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo, mas com reflexos muito significativos nos restantes concelhos da CIMDOURO.

A Ministra da Coesão Territorial assumiu a importância deste investimento para as populações e regiões mais afetadas pela interioridade, uma obra com grande impacto económico, social e ambiental, que se apresenta como viável. No mesmo sentido falou o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, que anunciou a intenção do Governo de arrancar com o concurso para a extensão da Linha do Douro até Barca d´Alva já no primeiro trimestre de 2023, uma obra importante para o dinamismo económico de todo o território do Douro.

O troço em causa tem uma extensão de cerca de 27 quilómetros e está inativo desde a década de 80. O estudo apresentado pressupõe um investimento de 75 milhões para a reabertura deste troço cujos benefícios totais podem chegar aos 84 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário