Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Caçadores preocupados com aproximação da Peste Suína

 Os caçadores estão preocupados com o aumento de casos de peste suína e da aproximação da doença à Península Ibérica.


De acordo com João Alves, presidente da FACIR (Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética), a doença pode comprometer a caça ao javali:

“Há casos no norte da Europa de peste suína que tem vindo a descer para sul, pelo que dizem, são os casos conhecidos na fronteira de França com a Alemanha. O que nos deixa preocupados, porque se continuar a descer brevemente poderá atingir-nos. Se forem encontrados casos de peste suína no nosso país, não só os javali mas também o porcos caseiros vão ter que ser todos abatidos na explorações onde isso acontecer. Vai comprometer também todo o comércio de produtos ligados à carne de porco.” 

Todos os animais caçados já são testados:

“A nível da caça fazemos a análise aos javalis, para ver se não aparece nenhum caso. Se aparecer algum tentamos controlar a situação, abatendo os animais infetados e depois há um procedimento que tem que ser seguido.”

Segundo João Alves, a aplicação de químicos nos terrenos pode ser a causa das doenças nos suínos:

“O maior problema são as doenças, se bem que eu tenho uma ideia comigo, uma teoria, de que essas doenças são provocadas pelo homem. Porque cada vez mais se aplicam pesticidas e herbicidas nos terrenos. A caça alimenta-se do que há no campo e, logicamente para mim, é um dos contributos principais para que haja pouca caça menor.”

 Até ao momento ainda não são conhecidos casos em Portugal.

A 7 de dezembro de 2022, a revista Visão dava conta que já tinham sido “identificados na União Europeia (UE) 6.779 focos de PSA (Peste Suína Africana) em javalis e 512 em suínos domésticos.”

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário