Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Governo prevê investimento de 24 ME em banda larga para Trás-os-Montes

 O Governo prevê investir 24 milhões de euros para dotar de banda larga os territórios de Trás-os-Montes que ainda não beneficiam de redes de última geração, afirmou hoje a secretária de Estado da Valorização do Interior.


“Por haver necessidade de investimento em termos de banda larga neste território é preciso 24 milhões de euros de investimento, para garantir que todas as casas, todas as empresas e todos os serviços desta CIM [Comunidade Intermunicipal] tenham cobertura”, indicou Isabel Ferreira, ouvida hoje na comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local, na Assembleia da República, em Lisboa.

A governante disse ainda que o dinheiro para assegurar este investimento “está garantido” e que vai ser lançado até final do primeiro trimestre o concurso internacional.

A audição na Assembleia da República, em que participou também a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, aconteceu a requerimento do PS e do PSD, depois de uma deslocação dos deputados da comissão parlamentar de Administração Pública Ordenamento do Território e Poder Local à CIM de Terras de Trás-os-Montes, no distrito de Bragança, onde visitaram nove municípios.

Numa intervenção inicial, Ana Abrunhosa congratulou-se com a visita da comissão a este território e apresentou vários indicadores do Instituto Nacional de Estatística (INE) que demonstram que “tem havido dinâmica”, com o “número de empresas e exportações a duplicar, a taxa de desemprego a descer”.

“Eu não quero aqui colocar um cenário que não tenha em conta todos os problemas que conhecemos, quero evidenciar que nem tudo é mau. Tem havido uma dinâmica neste território”, sublinhou, recusando, contudo, desenhar um “quadro cor-de-rosa”.

Maioritariamente, o debate sobre esta matéria gerou consensos à exceção do Chega que, através do deputado Bruno Nunes acusou o Governo de vir à Assembleia da República “embelezar a região”.

Em resposta, Ana Abrunhosa acusou o deputado do Chega de não saber “nada de nada do que é o interior”, voluntariando-se a acompanhá-lo numa visita.

Já a deputada do PS Berta Nunes realçou o investimento que vai ser realizado naquele território no âmbito da transição digital, de forma a “acabar com as 'zonas brancas' [que não beneficiam de redes de última geração]” e facilitar o acesso à Internet.

Por seu turno, o deputado social-democrata José Silvano elogiou o trabalho que está a ser desenvolvido “em prol da região”, pedindo, no entanto, mais apoio ao regadio.

“O regadio tem de ser mais apoiado, em Trás-os-Montes se queremos uma agricultura mais competitiva”, frisou.

FAC/RCP // VAM
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário