Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Ao redor da fogueira

 Sábado, dia 4 de novembro, pelas 18.00h, vai decorrer, no salão de atos da casa episcopal, em Bragança, o primeiro de quatro encontros escutistas intitulados “ao redor da fogueira”. Neste dia vão estar frente a frente a geração de 1950 e os atuais escuteiros do Agrupamento XVIII, que vão partilhar histórias de vida. A iniciativa visa promover o diálogo inter-geracional e, assinalar os 100 anos de escutismo do Corpo Nacional de Escutas [CNE] e do Agrupamento XVIII na região de Bragança-Miranda [1924-2024].

No início da década de cinquenta os Governos da China continental e da Jugoslávia proíbem a prática do escotismo extinguindo esta associação nestes países. No circuito de “Silverstone”, Inglaterra, a 13 de maio de 1950, nascia o “Mundial de Fórmula 1 [F1]” e, os anos que se lhe seguiram foram de ouro para o automobilista argentino Juan Manuel Fangio, enquanto a Europa procurava recuperar dos traumas da II Guerra Mundial.

Em Portugal assistia-se à drástica diminuição de dirigentes escuteiros, no contexto de mobilização militar para o combate nas possessões coloniais. Contudo em 1954 reativava-se o guidismo e, a prática escutista enraizava-se em todo o território nacional. Em março, desse ano, o CNE concedia a «Cruz de Mérito» ao Rev.do Sr. Cónego Albano Falcão, “Digníssimo Assistente Regional de Bragança” e, nesse mesmo ano, a 6 de junho, o escutismo assinalava 30 anos de implantação na cidade.

Em 1956, a RTP começava a sua atividade experimental a partir da Feira Popular e, no dia 7 de março de 1957, iniciava as suas emissões regulares. Em maio de 57, junto à freguesia do Capelo, na ilha do Faial, Açores, dava-se a erupção do Vulcão dos Capelinhos. A 29 de dezembro 1959 é inaugurado o Metro de Lisboa.

Se tem gosto pelas atividades escutistas, se simplesmente deseja conhecer, se foi escuteiro, ou ainda está no ativo, seja qual for a sua Região.

Pe. Estevinho Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário