Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 4 de novembro de 2023

As tradições de Cidões promoveram criatividade artística dos mais novos

 Cidões, no concelho de Vinhais, acolhe a primeira mascarada de Portugal, tradicionalmente assinalada na noite de 31 de outubro, este ano celebrada a 4 de novembro, sábado


Esta tradição garantiu já o envolvimento da comunidade educativa, nomeadamente dos alunos da Escola Básica e Secundária D. Afonso III - Vinhais, o que ajudou à sensibilização dos mais jovens para aspetos da sua identidade cultural que se faz, anualmente, através da construção do Cabrão gigante que na festa irá ser consumido pelas chamas, depois da cabra, guisada em grandes lotes de ferro, ter sido consumida pelos festejeiros e enquanto se aguarda a chegada do protagonista: o Diabo.

Este ano, além do totem que será queimado, os professores dos grupos disciplinares de Educação Visual e Educação Tecnológica desafiaram os alunos a fazerem miniaturas do cabrão, convidando também os encarregados de educação a participarem na sua produção.

O resultado são mais de 20 esculturas tridimensionais, em madeira, ferro, plástico, cartão, tecidos e outros materiais, construídas na escola e em casa, que podem ser vistas numa exposição patente ao público no auditório do Parque Biológico de Vinhais, diariamente, com entrada livre, até final do ano.

O Parque Biológico convidou igualmente os alunos de todo o Agrupamento de Escolas a fazerem lanternas com abóboras para assinalar a Halloween, cujas origens celtas terão na Festa da Cabra e do Canhoto a sua génese.

Sem comentários:

Enviar um comentário