Nesse sentido resolveram criar uma associação, a Grijó + Jovem, como explica o presidente, Luís Lino:
“Esta ideia surgiu com o objetivo de dar vida à nossa freguesia, através da obtenção de alguns apoios do IPDJ e do Município, para que os consigamos concentrar para que consigamos dinamizar a nossa aldeia através de algumas atividades que elencamos depois de reunir.”
A primeira atividade desta jovem associação acontece no próximo dia 23, com a realização de um sarau solidário, cujos bens angariados vão ser entregues ao Centro Social e Paroquial Santa Maria Madalena, na localidade.
Além desta iniciativa, já há outras em agenda. Luís Lino elenca algumas:
“Iremos reativar a recolha de lixo que se fazia na Serra de Bornes e realizar o primeiro Ecotrail do corço, com o qual seremos pioneiros na região, sempre com o apoio do Município.
Vamos também apoiar os jovens, pois temos alguns da aldeia que praticam modalidades e queremos incentivá-los para alcançarem os seus objetivos.”
Os órgãos sociais desta associação são todos jovens, naturais da aldeia de Grijó, mas são aceites sócios de qualquer localidade.
O objetivo passa também por criar uma maior dinâmica entre a população, independentemente da idade:
“Esta associação passa por envolver sempre toda a comunidade.
Trabalharmos em cooperação com todas as entidades da nossa aldeia e envolver toda a comunidade nas atividades que possamos fazer.
Acho que é juntos que vamos crescer e com todos os grijoenses juntos tudo é muito mais fácil.
A juventude aliada às pessoas mais velhas, com a experiência que têm, achamos que será o otimizar do trabalho para o sucesso.”
Uma associação que o presidente da Junta de Freguesia, Acácio Morais, não tem dúvidas de que será importante para a localidade:
“Não há dúvidas de que esta aldeia necessita desta associação para criar novas atividades.
Há poucos jovens, como em todas as aldeias, mas vai-se fazer com os que há.
Da minha parte desejo que tenham um bom caminho e sucesso com esta associação.”
A sede desta associação vai ser na antiga Escola Primária da aldeia, cujas obras vão ser feitas com investimento do Orçamento Participativo Jovem, do qual foram vencedores.
Sem comentários:
Enviar um comentário