Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Agrupamento de escolas de Mirandela vai ter curso profissional de bombeiro

 No ano lectivo 2024/2025, o Agrupamento de Escolas de Mirandela (AEM) vai ter a oferta formativa de um curso profissional de técnico de bombeiro


Esta nova oferta surge no âmbito de um protocolo estabelecido entre o agrupamento de Escolas de Mirandela, a direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários e Cruz Amarela de Mirandela e com a Escola Nacional de Bombeiros.

"Este curso permite que os alunos possam obter a qualificação de nível 4 de secundário, mas também ficarem com a qualificação de bombeiro para poderem ingressar nos corpos dos soldados da paz, em qualquer corporação", explica o director do AEM.

Os cerca de 20 alunos que venham a inscrever-se nesta oferta formativa, que acontece pela primeira vez na área territorial dos nove concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes. "Se até aqui a forma de chegar a ser bombeiro era de se inscrever como voluntário, a partir de determinada idade, agora, este curso dá o acesso com a certificação da Escola Nacional de Bombeiros", acrescenta Carlos Lopes.

Para o comandante dos bombeiros de Mirandela, este novo curso pode ajudar a motivar os mais jovens a enveredar por esta área profissional. "O que estamos a abranger é uma camada de jovens que acabou o nono ano, vai ingressar no décimo ano e pode ter aqui uma oportunidade de estimulação, de motivação no ensino daquilo que é formação de bombeiro. E ao fim dos três anos, ingressar, quer seja na corporação de Mirandela ou outra, que fica com a qualificação", refere Luís Carlos Soares.

Outra nota de destaque vai para o facto de o processo formativo também englobar um período de estágio na corporação. "É uma outra via porque o nosso processo de recrutamento interno começa com um número de elementos significativo, mas a taxa de aproveitamento é inferior a 50 por cento e a nossa experiência diz-nos que entram muitos candidatos ou muitos estagiários a bombeiros e depois poucos são aqueles que terminam o processo formativo. Ora, com esta vertente do ensino, junta-se o ensino na componente lectiva normal com uma componente técnica de bombeiro. São 1500 horas, três anos, ao fim de três anos, e eles podem ingressar no Corpo de Bombeiros", conta o comandante.

Paralelamente, ao longo dos três anos, "podem fazer a sua inscrição enquanto estagiários de bombeiros e podem ter um contacto com uma realidade que vão conhecer, que é uma realidade técnica, de conhecimento na área operacional, nas ocorrências que os bombeiros têm que resolver no dia-a-dia, e isso vai-lhes permitir ganhar motivação e interesse para que possam manter-se na profissão", acredita Luís Carlos Soares.

Já o presidente da direcção dos bombeiros de Mirandela entende que este protocolo "encaixa perfeitamente" nos objectivos da equipa que lidera de "ter uma maior proximidade com a comunidade e ao mesmo tempo abrir portas e possibilidades de fixar jovens na região".

Para Sílvio Santos, "vai ser com grande agrado que a nossa associação vai acolher os alunos desse curso profissional, que abrange toda a CIM, que se possam concentrar aqui em Mirandela e fazer a sua formação profissional na área de bombeiro, que acreditamos que é uma carreira que, apesar de estar a dar os seus primeiros passos, será uma carreira de futuro" , acredita.

O protocolo tripartido foi assinado, esta manhã, na escola secundária de Mirandela, no dia em que o agrupamento assinala o dia do ensino profissional, com diversas actividades para divulgar a oferta formativa que no próximo ano lectivo terá as áreas da informática (multimédia); Auxiliar de saúde; Análises laboratoriais; Desporto e agora também a de técnico de bombeiro.

Escrito por Terra Quente (CIR)
Foto: Rádio Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário