Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Empresas e câmaras de comércio de vários países juntaram-se para perceber caminho para a internacionalização

 Ajudar as empresas a chegar aos mercados externos e também atrair empresários estrangeiros para a região foi o objectivo de um ciclo de conferências que decorreu, ontem, no NERBA, em Bragança, mas também decorre, hoje, em Alfândega da Fé


Miguel Seco, da Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola, aponta que ainda há pouca comunicação entre as associações empresariais de Portugal e de Espanha e que é preciso mudar isso. “Há um problema comum aos dois países, nas zonas do interior há muito pouco relacionamento entre si. Fizemos um protocolo entre núcleos empresariais, como o NERBA, e câmaras de comércio espanholas raianas, porque contactamos algumas câmaras de comércio espanholas e dizia que estavam a fazer um evento, que ligavam para aqui e não tinham resposta e nem conheciam os interlocutores deste lado, associações empresariais. Por isso, é importante haver pontes para que as duas associações empresariais dos dois lados se conheçam e façam eventos conjuntos”, frisou.

O Embaixador da República Popular da China, em Portugal, também esteve presente. Zhao Bentang visitou Bragança pela primeira vez e diz ter visto potencial para atrair empresas chinesas para o nordeste transmontano. “Acredito que é região que tem muito potencial, ainda por escavar. Falta fazer mais coisas para se conhecerem mutuamente e para as empresas chinesas tenham mais informação e depois já podem vir. Através desta visita, a nossa embaixada vai divulgar, promover para que mais empresas chinesas venham”, adiantou.

Pedro Santos tem uma empresa de produção de insufláveis em Bragança. A empresa Factory Play surgiu em 2005 e trabalha já com o mercado espanhol. O empresário reconhece a importância destas iniciativas para quem pretende entrar na internacionalização e explica que o segredo para o sucesso passou por perceber as necessidades do mercado. “Houve algum trabalho inicial de ajustamento ao mercado e de perceber o que o mercado pretendia. A língua era mais ou menos fácil para nós, a proximidade também existia, portanto não foi propriamente um grande desafio. Foi mais perceber o mercado, o que precisava e não impor o que queríamos fazer”, disse.

Este é já o segundo ciclo de conferências, promovido e organizado pela MB-UP. O responsável, Mário Borges, explica que o objectivo é mostrar às empresas que há associações que as podem ajudar a chegar aos mercados internacionais. “Para as empresas conhecerem que têm apoios para a internacionalização. Não é necessário fazer esse caminho sozinho. Existem câmaras de comércio de vários mercados para fazer a ajuda para a internacionalização”, explicou.

O II Ciclo de Apoio ao Empresário decorreu ontem em Bragança e está a decorrer hoje em Alfândega da Fé.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário