Para combater este flagelo, o município de Carrazeda de Ansiães fez 10 largadas do parasitóide capaz de destruir a vespa, por todo o concelho. Um trabalho que já vem a ser feito desde 2019. “O combate contra a vespa através deste método começámos a fazê-lo em 2019, com seis largadas, e desde aí, por ano, temos efectuado 10 largadas e cada uma dela consiste em 10 ou 11 tubos machos e fêmeas”, explicou o presidente da câmara, João Gonçalves.
As largadas têm permitido controlar a praga, no concelho, nos últimos anos. “Faço um balanço positivo, porque tem havido evidências da diminuição da vespa e da sintomatologia associada”, frisou.
Embora não seja a cultura mais representativa de Carrazeda de Ansiães, o concelho tem cerca de 830 hectares de soutos. Segundo o autarca, há cada vez mais pessoas a apostar na plantação de castanheiros. “O valor da castanha no mercado, nos anos em que é alto, é sempre um estímulo e ultimamente tem havido sobretudo jovens que se têm dedicado um pouco a esta cultura”, adiantou.
Desde 2019 que o município de Carrazeda de Ansiães aposta no combate da vespa da galha do castanheiro. Por ano, gasta cerca de 2500 euros em largadas de parasitóide capazes de destruir a vespa.
Sem comentários:
Enviar um comentário