Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Município de Carrazeda aposta no combate da vespa da galha do castanheiro

 A vespa da galha do castanheiro é uma das pragas que afecta a produção de castanha na região


Para combater este flagelo, o município de Carrazeda de Ansiães fez 10 largadas do parasitóide capaz de destruir a vespa, por todo o concelho. Um trabalho que já vem a ser feito desde 2019. “O combate contra a vespa através deste método começámos a fazê-lo em 2019, com seis largadas, e desde aí, por ano, temos efectuado 10 largadas e cada uma dela consiste em 10 ou 11 tubos machos e fêmeas”, explicou o presidente da câmara, João Gonçalves.

As largadas têm permitido controlar a praga, no concelho, nos últimos anos. “Faço um balanço positivo, porque tem havido evidências da diminuição da vespa e da sintomatologia associada”, frisou.

Embora não seja a cultura mais representativa de Carrazeda de Ansiães, o concelho tem cerca de 830 hectares de soutos. Segundo o autarca, há cada vez mais pessoas a apostar na plantação de castanheiros. “O valor da castanha no mercado, nos anos em que é alto, é sempre um estímulo e ultimamente tem havido sobretudo jovens que se têm dedicado um pouco a esta cultura”, adiantou.

Desde 2019 que o município de Carrazeda de Ansiães aposta no combate da vespa da galha do castanheiro. Por ano, gasta cerca de 2500 euros em largadas de parasitóide capazes de destruir a vespa.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário