Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Este fim-de-semana vai acontecer a Feira do Queijo e do Mel que conta já com a sua 9º edição, em Avidagos, no concelho de Mirandela

 Sábado e domingo, dias 22 e 23 de junho, todos os caminhos vão dar a Avidagos, no concelho de Mirandela, para a 9º Edição da feira do Queijo e do Mel.


Este certame conta com 23 expositores, em que o queijo e o mel serão os reis da mostra, com diversas provas, mas também com diversas atividades paralelas, como animação musical, jogos tradicionais, uma garraiada, entre muitas outras.

Para Arménio Vaz, o presidente da União de Freguesias de Avidagos, Navalho e Pereira este é um momento muito importante para demonstrar o melhor do que se faz na aldeia, contanto já com muitos visitantes:

“As expetativas são sempre elevadas, porque todos os eventos que fizemos da feira do Queijo e do Mel foram sempre muito participativos. E por isso estamos uma grande adesão das pessoas. Vão ser expostos os melhores produtos que há aqui na freguesia. temos duas fábricas de queijo na nossa união  freguesia e bastantes apicultores com muita relevância. Mas podemos contar com artesanato, licores, comidas, ou seja, uma grande variedade de artigos que vamos expor”. 

No entanto, aproveita o momento para fazer um apelo às pessoas garantindo que os produtos endógenos de Avidagos são de excelência:

“Vamos ter várias atividades como garraiadas, provas de perícias de tratores, jogos tradicionais, entre muitos outras. Por isso mesmo, eu apelo às pessoas que nos visitem e que venham degustar os nossos produtos porque são de excelente qualidade. As pessoas vão ser muito bem recebidas e para além disso vamos ter um jantar gratuito no sábado e um almoço no domingo. As pessoas não se vão arrepender.”

Na aldeia existem duas queijarias e ainda há 1000 cabeças de gado ovino. A falta de mão de obra, o escoamento da lã são constrangimentos com que os produtores se deparam no seu dia a dia, pondo em causa a atividade pecuária, como explicou:

“Os nossos criadores aqui do concelho, e também a nível nacional, estão cada vez mais envelhecidos, e os mais jovens não querem abraçar esta atividade porque é muito trabalhosa. Neste trabalho não há feriados, dias santos, sábados ou domingos, porque se têm de tratar todos os dias dos animais. Ou seja a mocidade não vê esta atividade como muito atrativa e é como digo quando esta geração mais velha deixar de andar com os ovinos, não vai ser fácil.” 

A organização da Feira está a cargo da União de Freguesias de Avidagos, Navalho e Pereira. A abertura da mostra está marcada para as 14h00.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário