Este certame conta com 23 expositores, em que o queijo e o mel serão os reis da mostra, com diversas provas, mas também com diversas atividades paralelas, como animação musical, jogos tradicionais, uma garraiada, entre muitas outras.
Para Arménio Vaz, o presidente da União de Freguesias de Avidagos, Navalho e Pereira este é um momento muito importante para demonstrar o melhor do que se faz na aldeia, contanto já com muitos visitantes:
“As expetativas são sempre elevadas, porque todos os eventos que fizemos da feira do Queijo e do Mel foram sempre muito participativos. E por isso estamos uma grande adesão das pessoas. Vão ser expostos os melhores produtos que há aqui na freguesia. temos duas fábricas de queijo na nossa união freguesia e bastantes apicultores com muita relevância. Mas podemos contar com artesanato, licores, comidas, ou seja, uma grande variedade de artigos que vamos expor”.
No entanto, aproveita o momento para fazer um apelo às pessoas garantindo que os produtos endógenos de Avidagos são de excelência:
“Vamos ter várias atividades como garraiadas, provas de perícias de tratores, jogos tradicionais, entre muitos outras. Por isso mesmo, eu apelo às pessoas que nos visitem e que venham degustar os nossos produtos porque são de excelente qualidade. As pessoas vão ser muito bem recebidas e para além disso vamos ter um jantar gratuito no sábado e um almoço no domingo. As pessoas não se vão arrepender.”
Na aldeia existem duas queijarias e ainda há 1000 cabeças de gado ovino. A falta de mão de obra, o escoamento da lã são constrangimentos com que os produtores se deparam no seu dia a dia, pondo em causa a atividade pecuária, como explicou:
“Os nossos criadores aqui do concelho, e também a nível nacional, estão cada vez mais envelhecidos, e os mais jovens não querem abraçar esta atividade porque é muito trabalhosa. Neste trabalho não há feriados, dias santos, sábados ou domingos, porque se têm de tratar todos os dias dos animais. Ou seja a mocidade não vê esta atividade como muito atrativa e é como digo quando esta geração mais velha deixar de andar com os ovinos, não vai ser fácil.”
A organização da Feira está a cargo da União de Freguesias de Avidagos, Navalho e Pereira. A abertura da mostra está marcada para as 14h00.
Sem comentários:
Enviar um comentário