Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Miranda do Douro: “Un serano mirandés” no final do ano letivo

 Esta sexta-feira, dia 14 de junho, por ocasião do encerramento do ano letivo, vai ser apresentada no miniauditório, em Miranda do Douro, a atividade “Un serano mirandés”, com a representação de duas peças de teatro e uma curta-metragem, faladas na língua mirandesa.


De acordo com o diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), o professor António Santos, o “Serano an Mirandés” é uma atividade promovida pelo professor de Língua e Cultura Mirandesa, Duarte Martins e pretende proporcionar à comunidade escolar (alunos, professores, pais e funcionários) um serão de teatro e cinema, em língua mirandesa.

«O “Serano an Mirandés” consiste na representação de peças de teatro, previamente ensaiadas pelos alunos do AEMD, sob a orientação do professor Duarte Martins. Esta atividade é também um modo de mostrar a toda a comunidade o trabalho realizado nesta disciplina ao longo do ano letivo”, justificou.

Segundo o professor Duarte Martins, o teatro e a expressão dramática são boas estratégias para aprender a língua mirandesa.

“É no teatro que os alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) mais facilmente se expressam na língua mirandesa! Por isso, o teatro é um ótimo recurso pedagógico para a aprendizagem do mirandês, pois permite diversificar o vocabulário, desenvolver a expressividade, a entoação, etc.”, indicou.

Recorde-se que os colóquios ou o teatro popular mirandês são também uma das manifestações etnográficas da Terra de Miranda, através do qual se representam as vivências das pessoas, os usos, costumes, tradições e sobretudo a fala, em mirandês.

O “Serano an mirandés” inicia-se com a representação da peça “La princesa de ls çapatos ruotos”. A história é recriada pelos estudantes do 6º ano e procura transmitir a importância de lutar pela concretização dos sonhos.

A outra peça “La teima de l muorto”, com o nome original “A birra do morto”, é a adaptação de um texto do professor Vicente Sanches e é representada pelos estudantes dos 11º e 12º anos.

«“La teima de l muorto” é uma farsa trágico-cómica, que retrata o medo que temos da morte e ao mesmo tempo serve de motivação para aproveitar bem a vida. Outro aspeto interessante desta peça é o confronto entre as personagens que falam em português e as que falam em mirandês», destacou.

Para a representação desta peça, o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro contou com a colaboração de uma funerária, que emprestou os objetos fúnebres para construir o cenário.


No decorrer do “Serano an Mirandés” vai ainda ser exibida a curta metragem “Capa de Honras”, do realizador Rui Falcão, também falada em mirandês.

“O Rui Falcão foi aluno do AEMD e frequentou a disciplina de Língua e Cultura Mirandesa. Recordo que, enquanto estudante, o Rui gostava de fazer banda desenhada, de desenhar a sequência das cenas e já sonhava ser cineasta! Um dos seus sonhos era fazer um filme em mirandês! Ora, aí está o filme “Capa de Honras”, que retrata alguns aspetos da atual realidade desta região, interpretado por atores e atrizes locais e falado em mirandês”, destacou o professor Duarte Martins.

No Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), o evento “Un serano em mirandés” é o culminar do ano letivo, na disciplina de Língua e Cultura Mirandesa.

Recorde-se que o ano letivo terminou a 4 junho para os 9.º, 11.º e 12.º anos; finaliza a 14 junho para os 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos; e a 28 junho para o pré-escolar e 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário