Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Medida de entrada gratuita em museus e monumentos do Estado está a ter sucesso no Museu do abade de Baçal

 Os museus e monumentos de tutela pública podem agora ser visitados, de forma gratuita, sem ser apenas aos domingos e feriados


A medida entrou em vigor no começo deste mês. Significa isto que, agora, cada um pode agora escolher o dia em que quer visitar os equipamentos, desde que não exceda 52 visitas anuais, o que equivale a 52 domingos.

O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, é um dos abrangidos por esta medida e o director, Jorge da Costa, acredita que a visitação ao espaço vai crescer. “É uma medida piloto mas acho que pode trazer muitos benefícios porque não teremos que, obrigatoriamente, visitar um museu a um domingo ou feriado, se o quisermos fazer de forma gratuita. Isso facilitará as visitas das pessoas durante a semana”.

Jorge da Costa diz que a medida está a correr bem em Bragança. “Segundo os dados que tenho, já houve muita adesão por parte dos cidadãos a fazer esta visita fora do domingo. Já houve bastantes pessoas a usufruir da medida”.

Anteriormente, a entrada em museus e monumentos era grátis aos domingos. Agora, há 52 dias à escolha para o fazer. O registo é feito à entrada dos espaços de forma fazer a contagem do número de visitas. 

Jorge da Costa é director do Museu do Abade de Baçal desde 2022 e diz que a visitação do espaço tem aumentado. “Bragança não é uma cidade que receba visitantes aos milhares mas o número de visitantes tem aumentado no museu, ainda que ele esteja a viver as obras do Plano de Recuperação e Resiliência. Algumas pessoas acabam por não passar por lá porque pensam que está encerrado mas está a funcionar em pleno”.

No total, há 37 equipamentos culturais abrangidos por esta medida. No distrito de Bragança são dois: o Museu do Abade de Baçal e o Museu da Terra de Miranda. A Domus Municipalis também é um equipamento cultural da tutela mas a entrada no espaço sempre foi gratuita.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário