Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

“Castanhas com…” é o primeiro de seis fins de semana gastronómicos, em Macedo de Cavaleiros

 Poucos estrangeiros há que não gabem a nossa gastronomia, como sendo um dos melhores atributos do nosso país… Este será mais um motivo para visitar Macedo de Cavaleiros, agora que vão começar os fins de semana gastronómicos.


De 1 a 3 do mês que se avizinha, até 20 de Abril do próximo ano, com seis fins de semana temáticos, serão muitas as iguarias transmontanas que os restaurantes irão apresentar.

O primeiro será “Castanha com…” e conta com 13 restaurantes aderentes, um mundo de paladares a descobrir, numa forma variada de cozinhar, este produto tão típico, como conta Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros:

E neste caso iremos começar, com a castanha. Vai iniciar a época da apanha da castanha, e é de facto o melhor momento, para se confecionar todo o tipo de prato, que pode incluir a castanha. E há imensos pratos, desde entradas, sopas, pratos principais, até aos doces e sobremesas. Um sem número de variedade gastronómica para apresentar nos nossos restaurantes.

O fim de semana temático seguinte será o do Azedo, de 6 a 8 de dezembro. Depois será a Rota das Casulas e do Butelo, de 10 a 12 de janeiro, seguido da Rota do Javali de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. Depois no último fim de semana, do mês do carnaval, 28 de fevereiro a 4 de Março é o festival do grelo. Para terminar da melhor maneira, com o cabrito à mesa, de 18 a 20 de abril, como destaca Benjamim Rodrigues:

Vamos apresentar o azedo, depois teremos também o butelo e as casulas, o javali, durante a feira da caça, que já é icónico, teremos ali uma semana em grande, com ofertas de pratos de javali, que é de facto, a nossa oferta de caça maior. O javali também possui inúmeras formas de confeção, mas a mais conhecida é o “Javali estufado à moda de Macedo”, com as castanhas fazendo parte.

Neste momento, inclusive, podemos falar de um sub-produto, que já temos, que é o presunto de javali. E finalmente, temos o tradicional cabrito, que já é um ex-libris da região.

A inovação à mesa também está presente, como acrescenta, o autarca:

Já são vários os chefs de cozinha que têm criado novos pratos. Dou-lhe um exemplo, durante o entrudo chocalheiro é habitual apresentar novos pratos, envolvendo o javali, também com as alheiras. Há sempre introdução de inovações por parte dos chefs. Também a conceituada Justa Nobre, que é uma chefe oriunda do nosso concelho, também ela faz pratos inovadores com este produtos que são únicos, o butelo, o javali, o cabrito e o azedo.

O primeiro fim de semana gastronómico, acontece já de 1 a 3 de novembro, dedicado à “Castanha com…”

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário