Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Apicultores preocupados com as pragas

Ciclo de vida da Vespa asiática
A Associação de Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional (AAPNDI) está a dar formação aos apicultores para estarem preparados para a chegada da vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática.
Esta praga está em Portugal, já foi detectada em Trás-os-Montes, e come as abelhas. Por isso, a destruição dos ninhos é a medida que tem sido tomada para evitar a propagação deste insecto.
Vítor Ferreira, Técnico da Associação do Douro Internacional, diz que esta é mais uma praga que está a preocupar os apicultores. “Essa é mais uma preocupação, porque há muitas mais, nomeadamente o problema do ácaro da varroa, dos insecticidas, da poluição, das alterações climatéricas, que não conseguimos ter a Primaveras bem definidas e isso afecta muito as produções”, realça Vítor Ferreira.
A apicultura é uma actividade que cativa cada vez mais pessoas. Só na área do Douro Internacional o número de apicultores duplicou nos últimos quatro anos. São actualmente cerca de 200 apicultores, muitos deles jovens. “Muita gente jovem, mas também temos tido uma procura de pessoas reformadas que retornaram às origens e estão a apostar outra vez na apicultura”, salienta o técnico apícola.
No passado fim-de-semana, a AAPNDI organizou mais um workshop de extracção de mel, em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, que contou com a participação de cerca de 20 pessoas.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário