Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Berta Nunes e Francisco José Lopes apresentam os seus livros em Alfândega

Na passada semana, a presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé apresentou a segunda edição de um livro lançado em 1997 e há muito esgotado, “O Saber Médico do Povo”, enquanto o historiador lançou “Apenas Madrugada”.
Foi na passada quarta-feira, dia 14 de novembro, que a presidente da Câmara Municipal, Berta Nunes, e Francisco José Lopes, historiador de Alfândega da Fé, apresentaram os seus livros no Auditório da Biblioteca Municipal em Alfândega da Fé. Embora de género diferentes, “O Saber Médico do Povo” e “Apenas Madrugada” têm em comum o facto de serem publicações da editora “Lema D’Origem”.

Médica de profissão e atual presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes lança, assim, uma nova edição do seu livro “O Saber Médico do Povo”. Trata-se de um ensaio de antropologia médica, desenvolvido através de um trabalho de campo realizado na aldeia de Vales, em Alfândega da Fé. A primeira edição foi lançada em 1997 e o livro há muito tempo que se encontrava esgotado, pelo que se impunha esta segunda edição. Do ponto de vista da ciência médica, os pressupostos da abordagem efetuada continuam válidos, o trabalho de campo realizado constitui hoje uma importante memória da comunidade de Vales e os mais jovens desconheciam este livro por não terem acesso a ele.

Já Francisco José Lopes, professor e historiador natural de Alfândega da Fé, para além de se dedicar à investigação histórica do concelho e ao seu registo, tem pela poesia um gosto especial. “Apenas Madrugada” é o quinto livro de poesia do autor que, como referido no prefácio deste livro “é indelevelmente marcada pela sua biografia, pois poesia e existência são quase sinónimos para alguém que escreve poemas e reflete sobre o quotidiano”. Uma vida dedicada à escrita de diversos géneros que, sob a forma de poesia, é apresentada nesta obra “Apenas Madrugada”.

“O Saber Médico do Povo” foi apresentado por António Sá Gué, que assinou a nota editorial, enquanto Francisco José Lopes assinou a nota da segunda edição do livro de Berta Nunes, seguindo-se a intervenção da autora. “Apenas Madrugada” foi apresentado pelo prefaciador, Norberto Machado da Veiga, tendo incluído a leitura de poemas por Lara Sebastião Lopes e pelo autor do livro.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário