Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de março de 2019

Resíduos do Nordeste e município de Macedo apresentam medidas para um concelho “mais amigo do ambiente”

Há 66 compostores domésticos para deposição de matéria orgânica que vão ser atribuídos gratuitamente à população do concelho de Macedo de Cavaleiros.
Trata-se de uma das vertentes da campanha “Educar para uma Economia Circular”, desenvolvida pela Resíduos do Nordeste, com o objetivo de educar e sensibilizar para a prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos, que numa fase inicial distribuiu 600 compostores pelos 13 municípios da área da abrangência da empresa intermunicipal.

A campanha foi esta semana apresentada em Macedo de Cavaleiros, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos restantes concelhos já desde o ano passado. Paulo Praça, Diretor Geral da Resíduos do Nordeste, sublinha que a recetividade da população tem sido positiva, e por isso esperam poder replicá-la no futuro, diz:

“A receptividade está a ser boa.

Devo admitir que numa primeira fase, as pessoas estão um pouco receosas sobre as componentes da campanha e querem ser esclarecidas. Mas depois de entenderem a essência da ação, a adesão tem sido muito boa e estamos a ter cada vez mais participação. Eu diria até que, no final, os materiais de suporte que temos não vão ser suficientes, o que seria uma boa notícia.

Nos locais onde estamos já a monitorizar o desenvolvimento de ações, as coisas também estão a correr bem e esperemos que assim continue, que seja uma ação de sucesso para que, no futuro, seja possível replicá-la e alargá-la.”

À parte desta campanha, o município de Macedo de Cavaleiros tem outras medidas para implementar com vista a tornar o concelho “mais amigo do ambiente”, adianta o vice-presidente, Pedro Mascarenhas:

“Vamos aumentar o número de ecopontos, em princípio com a colocação de mas sete na cidade e sete em freguesias que ainda não tenham ou que, mesmo já tendo, precisem de reforço.

Também vamos ter em conta os dejectos de animais com distribuição de sacos, e vamos ainda colocar cinzeiros nas ruas.

Em breve, a autarquia vai pôr em andamento uma campanha de sensibilização para os munícipes relativamente ao lixo pois temos tido problemas com isso. Ultimamente as coisas estão melhores porque pusemos os nossos fiscais a trabalhar para lá da hora de serviço, e também eles tem feito um bom trabalho de sensibilização junto da população, nomeadamente de alguns comerciantes que colocavam lixo depois da passagem do camião de recolha e outros depositavam caixas de cartão sem as desfazer e dobrar. 

O que nós queremos é trabalhar para tentar ter a cidade e concelho limpos.”

A colocação dos novos ecopontos deverá começar já a partir da próxima semana.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário