Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de março de 2019

Um Ninho de Vespa Velutina


Passava eu no corredor, do meu local de trabalho, quando me apercebo que em cima de uma secretária estava um ninho de vespa velutina.
A natural curiosidade levou-me a querer saber os pormenores relativos ao “achado”.
Provavelmente, poucos terão a possibilidade de ver e fotografar, assim tão de perto, um ninho desta espécie de vespa.
Para além disso pensei ser importante divulgar convosco “o achado”.
É impressionante a perfeição e estética do ninho, como podereis verificar nas imagens que se seguem. Informo que as imagens da vespa foram recolhidas com ela alcoolizada.

HM

O meu colega e amigo Alexandre Chaves satisfez-me a curiosidade:

No dia 10 de janeiro do corrente ano, foi reportado por um munícipe um ninho de vespa velutina (asiática), instalado num carvalho, no Bairro do Campo Redondo.
Sendo da competência do Município a coordenação da eliminação dos ninhos destas vespas, foi solicitado o apoio aos Bombeiros de Bragança.
Entretanto, e como já não se encontravam vespas no ninho, este foi retirado cuidadosamente por um pastor e entregue ao SMPC (Serviço Municipal de Proteção Civil na pessoa do Engº Alexandre Chaves).
No Concelho já foram registados dois ninhos, o 1º em dezembro de 2018, na Freguesia de Donai, destruído com o apoio da auto escada dos Bombeiros de Bragança, pelo facto de se encontrar no topo de um choupo e de difícil acesso.

A vespa velutina é uma espécie de origem asiática, registada na Europa pela primeira vez em França, em 2004.

É uma vespa de grandes dimensões, podendo a rainha atingir 3,5 cm.
Os ninhos, construídos por fibras de celulose mastigadas, têm uma forma redonda ou em pera, podendo atingir um metro de altura e cerca de 50-80 cm de diâmetro.
Cada ninho pode albergar entre 2000 a 13000 vespas, e mais 150 fundadoras que no ano seguinte poderão vir a criar novos ninhos.

A. Chaves




Sem comentários:

Enviar um comentário