Partindo à descoberta do centro histórico de Miranda do Douro, vamos mostrar-lhe semanalmente, alguns dos monumentos mais emblemáticos da nossa cidade. Esta “caminhada virtual” permite-lhe uma autêntica viagem no tempo, em que a monumentalidade o vai surpreender por detrás de cada fachada.
Hoje, vamos conhecer / descobrir AQUEDUTO DO VILARINHO, SÉC. XVI
Durante o seu período medieval, Miranda abastecia-se de água nos vários poços, intra muros, e em algumas fontes dos arrabaldes. E, embora a sua subida a urbe episcopal não tivesse disparado o crescimento populacional, as elites da nova cidade diocesana, que era também sede de Comarca, eram bastante mais exigentes.
O aqueduto, dos fins do séc. XVI, conduzia a água até à fonte da margem direita do Fresno. A sua reduzida altura não permitia à corrente atingir por gravidade a cidade, que era assim abastecida, desde o rio, por bestas carregadas com cestos aguadeiros.
Correndo subterrâneo, é sobre o ribeiro do Vilarinho que o aqueduto se agiganta, com os seus seis arcos redondos e desiguais, que deram de beber à cidade durante mais de três séculos. A norte do Douro, é um dos dois aquedutos existentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário