Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 6 de setembro de 2020

Música clássica na Aldeia de Montesinho

 A iniciativa, chamada de "música na paisagem" teve o primeiro espetáculo na noite passada e marcou também a abertura oficial do Teatro Municipal de Bragança.

Este fim de semana, a aldeia de Montesinho, que dá nome ao Parque Natural, no concelho de Bragança, faz-se palco para receber três concertos de música clássica. Os músicos, de várias partes do mundo, juntaram-se numa residência artística, na típica aldeia transmontana e brindam os habitantes e turistas, que por ali passam nesta época do ano, com momentos únicos de música erudita.

Matilde Loureiro, violinista, vive ali, na aldeia de Montesinho com o pianista neozelandês, Jun Bouterey-Ishido, vai para um ano e, pelo segundo consecutivo convidaram amigos, músicos de todo o mundo para um concerto de música clássica. "De Paris, do Porto, de Inglaterra, da Nova Zelândia e de Lisboa" ( Yuuki Bouterey-Ishido, Horácio Ferreira, Crhistophe Roy, Noemi Schindler e Paul Wakabayashi).

A violinista acrescenta que prepararam para os espetáculos músicas de "Schubert, Schumann, Ravel e Stravinsky. "Estivemos aqui uma semana a preparar estes concertos e, este ano, também temos uma atriz de teatro de Lisboa que nos vai acompanhar com poesia e teatro".

E foi o que fez Catarina Salgueiro. Declamou poemas de Gaspar da Noite de Aloysius Bertrand e de A História do Soldado de Charles de Ferdinand Ramuz. " Eu nem conhecia a aldeia e foi uma grande descoberta, uma bela surpresa", realça a atriz.

O jardim da casa de turismo "Lagosta Perdida" foi o palco rústico e intimista para uma plateia, com máscara e dispersa no espaço e na origem. José Carlos veio de Braga. Está a passar o fim de semana. " É uma boa oportunidade para se dar a conhecer um local com este e um evento como este ajuda bastante".

Ana Figueira é de Madrid. Está ali de férias. " Isto junta as duas coisas de que mais gosto, estar ao ar livre e escutar música, adoro". Ana Loureiro é de Lisboa e considera a união daquele espaço com aquela música como "edílico e fantástico". Ao lado, Sílvia Nobre de Bragança salienta que gostou do ambiente e que " se ouve bem música num ambiente como este, a ver as estrelas e a apanhar com esta brisa de final de verão".


A mesma brisa que abriu as portas ao Teatro Municipal de Bragança. Depois de seis meses sem atividades, inicia a época no exterior, ali em Montesinho, e o concerto serve como uma espécie de convite para o interior do edifício e de cada um, assinala o novo diretor João Cristiano Cunha. "Abrimos a temporada fora de portas porque acho que é necessário este regresso à cultura, a cultura é muito importante para a nossa vida, ainda mais nesta fase para o nosso equilíbrio emocional e para o nosso bem-estar geral."

Depois do concerto noturno no espaço exterior da casa de turismo "Lagosta Perdida", a música clássica vai ser escutada em mais dois concertos, um na Igreja e outro no centro da aldeia de Montesinho.

Afonso de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário