segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Cursos TesP do IPB sem alunos suficientes para abrir em Macedo, pelo segundo ano consecutivo

 Pelo segundo ano consecutivo, não vão abrir Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTesP) do Instituto Politécnico de Bragança em Macedo de Cavaleiros.
Os três cursos propostos para o campus da cidade contaram apenas com cinco candidatos, no total e no conjunto das primeira e segunda fases, o que é insuficiente para formar turma.

Orlando Rodrigues, presidente do IPB, considera que um dos motivos para a pouca adesão pode estar relacionado com o aumento do sucesso nas provas nacionais de acesso:

“A nossa expectativa era que houvesse maior entusiasmo com estas ofertas formativas.

Este ano também foi excepcional porque houve um modelo diferente de realização das provas dos concursos nacionais de acesso, o que permitiu que mais alunos tivessem sucesso nessas mesmas provas, e muitos dos que normalmente viriam para estes cursos acabaram por não vir porque entraram dessa forma.

Acresce a isso que houve também um concurso especial para os alunos das vias profissionais, com acesso direto a cursos de licenciatura, o que fez com que muitos candidatos se desviassem para outras modalidades de acesso ao ensino superior que não esta.”

Gestão de Operações e Logística, Tecnologias do Território Agroflorestal e Estética, Cosmética e Bem-estar foram os três cursos propostos para Macedo.

O presidente do IPB avançou ainda que nos restantes campus, exceto em Bragança e Mirandela, também se registou uma pequena diminuição das candidaturas para estas opções formativas, e, tal como em Macedo, este ano também não vão funcionar cursos em Valpaços, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

Quanto à Escola de Negócios do IPB, localizada em Macedo de Cavaleiros, estão abertas candidaturas para uma pós-graduação em Gestão de Organizações de Economia Social.

Neste momento, é a única oferta, mas poderão surgir outras, consoante a procura:

“As pós-graduações têm um público-alvo diferente, destinando-se a profissionais já com uma graduação, que não seja licenciatura, e a profissionais que estão no mercado de trabalho.

Tivemos já uma pós-graduação em Sistemas de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas, que teve uma grande adesão, também tivemos uma em Gestão de Unidades de Saúde e temos agora esta em Gestão de Organizações da Economia Social, mais voltada para o terceiro setor.

Todas essas pós-graduações foram postas a funcionar porque se identificou essa necessidade no mercado de trabalho.

Face à avaliação que formos fazendo da procura e às solicitações que vamos tendo do mercado de trabalho e das organizações parceiras, veremos que necessidades é que há e, da nossa parte, há toda a disponibilidade para ir construindo pós-graduações adaptadas a elas.”

A pós-graduação em Gestão de Organizações de Economia Social tem a duração de 140 horas e as aulas vão acontecer às sextas e sábados.

As candidaturas estão abertas até 30 de novembro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário