segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Vespa das galhas do castanheiro: 460 largadas feitas este ano na região para combater a praga

 Números avançados nas XVIII Jornadas Técnicas do Castanheiro, no âmbito da Rural Castanea, um dos maiores e mais importantes certames do concelho de Vinhais.
No âmbito da luta biológica contra a vespa das galhas do castanheiro, este ano, em Vinhais já foram realizadas mais de 190 largadas do parasitoide que combate a praga. Já no primeiro ano de combate, em 2015, tinham sido realizadas apenas 40. Apesar de tudo, este ano, foi no concelho de Bragança que mais largadas houve: foram 200, sendo que em 2015 tinham sido pouco mais de meia dúzia. Já por Macedo de Cavaleiros, este ano, contaram-se pouco mais de 50, sendo que ali a praga foi apenas detectada apenas no ano passado. Os números foram avançados por Albino Bento, investigador do Instituto Politécnico de Bragança, na XVIII edição das Jornadas Técnicas do Castanheiro, inseridas na feira da castanha de Vinhais. “Em 2015 começámos com 35 largadas e, nesta altura, iremos agora com 3150. No âmbito da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, nos concelhos de Vinhais, Bragança e Macedo de Cavaleiros, as largadas representam cerca de 25% a nível nacional quando temos cerca de metade da área de castanheiro, no que diz respeito a todo o país”.

Por causa da pandemia, as jornadas, este ano, fizeram-se através da internet. Na iniciativa também participou a directora Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Carla Alves explicou que lhe têm sido reportados alguns problemas, nomeadamente a falta de mão-de-obra. Assim, a directora considera que é preciso repensar os soutos para que a apanha comece a ser cada vez mais mecanizada. “Os principais operados da região têm-nos dito que há algumas perdas pontuais de produção, não em grande expressão, mas ainda estamos muito no inicio para fazer esse balanço. Depois há alguma preocupação em relação à mão-de-obra. Sabemos que no próximo fim-de-semana estaremos mais confinados, por isso, a disponibilidade das pessoas é menor. Notasse que há alterações e espero que não tragam repercussões muito fortes. De qualquer maneira, é tempo de repensarmos os soutos para que a apanha mecânica seja cada vez mais uma realidade”.

Carla Alves referiu ainda que o ministério da agricultura abriu concursos, para associações e câmaras municipais, para prestar apoio no combate às pragas e doenças que afectam os castanheiros. No âmbito da Comunidade Intermunical Terras de Trás-os-Montes foram feitas cinco candidaturas. “Estas cinco candidaturas estão em fase de análise e perfazem um total de 3,9 milhões de investimento. O Ministério da Agricultura tem possibilidade financeira para as aprovar. Estamos numa fase já final de análise”.

As Jornadas Técnicas do Castanheiro decorreram na sexta-feira e integram-se, anualmente, na Rural Castanea, um dos maiores certames do concelho de Vinhais. A feira dedicada à castanha decorreu durante os últimos três dias mas, este ano, contou apenas com iniciativas online, um fim-de-semana gastronómico, com alguns restaurantes aderentes, e, simbolicamente, com o assar de castanhas em plena vila, para as pessoas degustarem o fruto.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário