quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Época de vindima marcada pela pandemia e quebra na produção

 Este ano, as condições meteorológicas ditaram um início antecipado da época das vindimas.
Na Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros produziu-se menos vinho que no ano.
passado, mas Luís Rodrigues, presidente, considera que será suficiente para satisfazer as necessidades dos compradores:

“Foi uma campanha que correu bem mas que não foi tão grande como a do ano passado. Tivemos cerca de 569 mil quilos de uvas, que para a nossa região e para nós já é uma boa campanha, embora para uma adega de vinho não seja nada. Sabemos que o vinho aqui não tem a representação quem tem em outras zonas. 

Transformado em vinho deve rondar os 430 mil litros de vinho, que para satisfazer as nossas necessidades chegará perfeitamente.”

A mesma realidade verifica-se na produção da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, detentores do rótulo Quinta do Lombo, que afirmam uma quebra de produção a rondar os 30%, como explica Francisco Castanheira Pinto:

“Houve menos uva em relação ao ano passado, mas se compararmos com há dois anos anteriores estará equivalente. O ano passado foi o melhor ano de todos, que conseguimos fazer 18 mil litros de vinho. Este ano não passará dos 13 mil litros.”

Uma época de vindima marcada pela pandemia, que obrigou à toma de várias medidas de segurança:

“As pessoas usaram máscara e praticaram o distanciamento, ou seja, estiveram sempre em valados distintos. Este ano não fizemos confraternização na hora do mata bicho e do almoço. Houve esses períodos de refeição mas com as pessoas sempre distanciadas.” 

A Santa Casa da Misericórdia dispõe de seis hectares de vinha, divididos pelas aldeias de Lombo e Cortiços.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário