Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Época de vindima marcada pela pandemia e quebra na produção

 Este ano, as condições meteorológicas ditaram um início antecipado da época das vindimas.
Na Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros produziu-se menos vinho que no ano.
passado, mas Luís Rodrigues, presidente, considera que será suficiente para satisfazer as necessidades dos compradores:

“Foi uma campanha que correu bem mas que não foi tão grande como a do ano passado. Tivemos cerca de 569 mil quilos de uvas, que para a nossa região e para nós já é uma boa campanha, embora para uma adega de vinho não seja nada. Sabemos que o vinho aqui não tem a representação quem tem em outras zonas. 

Transformado em vinho deve rondar os 430 mil litros de vinho, que para satisfazer as nossas necessidades chegará perfeitamente.”

A mesma realidade verifica-se na produção da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, detentores do rótulo Quinta do Lombo, que afirmam uma quebra de produção a rondar os 30%, como explica Francisco Castanheira Pinto:

“Houve menos uva em relação ao ano passado, mas se compararmos com há dois anos anteriores estará equivalente. O ano passado foi o melhor ano de todos, que conseguimos fazer 18 mil litros de vinho. Este ano não passará dos 13 mil litros.”

Uma época de vindima marcada pela pandemia, que obrigou à toma de várias medidas de segurança:

“As pessoas usaram máscara e praticaram o distanciamento, ou seja, estiveram sempre em valados distintos. Este ano não fizemos confraternização na hora do mata bicho e do almoço. Houve esses períodos de refeição mas com as pessoas sempre distanciadas.” 

A Santa Casa da Misericórdia dispõe de seis hectares de vinha, divididos pelas aldeias de Lombo e Cortiços.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário