quarta-feira, 28 de outubro de 2020

lembrei-me…

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)

Para amaciar o tempo,  abri a janela e por milagre o sol escondia-se perto da Senhora da Serra…  num céu estranhamente riscado… já sem forças para chegar a Bragança!
… Lembrei-me dos dias felizes em que os idosos morriam serenamente em sua casa… lembrei-me dum tempo… estranhamente distante… em que havia abraços e sorrisos… Lembrei-me dos grandes naufrágios… e de milhares de ratos fugindo enquanto os navios se afundavam… e só regressavam lampeiros quando as marés se acalmavam… lembrei-me…
… e Albert Camus tão perto… e os ratos também morrem… ensanguentados…  anunciando a Peste na fustigada cidade de Oran na Argélia 
…felizmente o sol é como eu chega onde pode chegar… sem pressas… sem mágoas… sem um queixume, nem ressentimentos!... 
 e contenho-me dolorosamente na palavra e na análise.
… não se devem dizer mentiras nem queixinhas!... aprendi com a minha neta Lara… quando era pequenina… só se deve dizer: - Bom dia Lara!
… fechei a janela… um bando de corvos regressava a casa… rente ao campanário da igreja… e tive medo.

Fernando Calado
nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário