segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Hortas do IPB abrem espaço aos animais para trabalhar a terra à moda antiga

 A Associação Cultural e Recreativa dos Funcionários do Instituto Politécnico de Bragança quer sensibilizar as pessoas que cultivam as hortas no campus da instituição para o trabalho da terra de forma tradicional.
Esta associação criou o projecto “Nature Garden”, cujo grande objectivo é ajudar a gerir a água e a rega das hortas de forma responsável, e nele enquadrou também esta consciencialização para o recurso aos animais. No sábado, foram assim convidados alguns horticultores a ver a demonstração do que é tratar a terra à moda antiga com a ajuda de um cavalo. Miguel Monteiro, presidente da associação, considera que este é um meio mais ecológico e sublinha que na região ainda é prática comum. “As hortas estão dividas em pequenos lotes, por isso, se aqui colocarmos um tractor não temos espaço para manobras. Com os animais é mais fácil pois podem passar em pequenos espaços e carreiros sem estragar as culturas. Queremos mostrar também que é um meio mais ecológico”.

O projecto conta com a parceria da Associação Portuguesa de Tracção Animal. João Rodrigues, presidente da entidade explica que, apesar da maquinaria que hoje existe, trabalhar a terra com recurso aos animais continua a ser funcional. “O trabalho é muito bem feito e é possível. Não é por acaso que em muitas aldeias de Bragança, de Vimioso, de Miranda do Douro e de muitas outras zonas do interior, a tracção animal ainda existe. Se isto não fosse útil ou funcional, as pessoas já teriam abandonado estas técnicas como abandonaram outras”.

E visto que há cada vez mais jovens a interessar-se pela agricultura, João Rodrigues salienta que também os mais novos procuram aprender estas práticas tradicionais. “Temos um curso avançado de Gestão Agro-Florestal Sustentável, em colaboração com o IPB, uma cadeira extra-curricular em que o objectivo é cativar jovens para que percebam que a volta à terra é possível e esta técnica também. A maioria das pessoas que participam nos nossos cursos são jovens”.

O projecto que prevê tornar as hortas do IPB mais sustentáveis conta com a parceria do Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação. No âmbito do projecto, serão feitas mais acções de sensibilização e, brevemente, será também lançada uma aplicação móvel que irá indicar ao horticultor a necessidade de rega da sua horta e a pegada ecológica do seu consumo de água. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário