Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Hortas do IPB abrem espaço aos animais para trabalhar a terra à moda antiga

 A Associação Cultural e Recreativa dos Funcionários do Instituto Politécnico de Bragança quer sensibilizar as pessoas que cultivam as hortas no campus da instituição para o trabalho da terra de forma tradicional.
Esta associação criou o projecto “Nature Garden”, cujo grande objectivo é ajudar a gerir a água e a rega das hortas de forma responsável, e nele enquadrou também esta consciencialização para o recurso aos animais. No sábado, foram assim convidados alguns horticultores a ver a demonstração do que é tratar a terra à moda antiga com a ajuda de um cavalo. Miguel Monteiro, presidente da associação, considera que este é um meio mais ecológico e sublinha que na região ainda é prática comum. “As hortas estão dividas em pequenos lotes, por isso, se aqui colocarmos um tractor não temos espaço para manobras. Com os animais é mais fácil pois podem passar em pequenos espaços e carreiros sem estragar as culturas. Queremos mostrar também que é um meio mais ecológico”.

O projecto conta com a parceria da Associação Portuguesa de Tracção Animal. João Rodrigues, presidente da entidade explica que, apesar da maquinaria que hoje existe, trabalhar a terra com recurso aos animais continua a ser funcional. “O trabalho é muito bem feito e é possível. Não é por acaso que em muitas aldeias de Bragança, de Vimioso, de Miranda do Douro e de muitas outras zonas do interior, a tracção animal ainda existe. Se isto não fosse útil ou funcional, as pessoas já teriam abandonado estas técnicas como abandonaram outras”.

E visto que há cada vez mais jovens a interessar-se pela agricultura, João Rodrigues salienta que também os mais novos procuram aprender estas práticas tradicionais. “Temos um curso avançado de Gestão Agro-Florestal Sustentável, em colaboração com o IPB, uma cadeira extra-curricular em que o objectivo é cativar jovens para que percebam que a volta à terra é possível e esta técnica também. A maioria das pessoas que participam nos nossos cursos são jovens”.

O projecto que prevê tornar as hortas do IPB mais sustentáveis conta com a parceria do Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação. No âmbito do projecto, serão feitas mais acções de sensibilização e, brevemente, será também lançada uma aplicação móvel que irá indicar ao horticultor a necessidade de rega da sua horta e a pegada ecológica do seu consumo de água. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário