Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Diocese e autoridades locais de Mirandela decidem não haver celebrações religiosas no cemitério

 O Centro de Coordenação Operacional Municipal, reuniu, ontem à noite, e emitiu, esta quinta-feira, um edital onde refere as normas que estão previstas para os próximos dias, entre as quais, está a proibição de celebrações religiosas no interior dos cemitérios.
Recorde-se que, a partir de amanhã e até à próxima terça-feira, dia 3 de novembro, há restrições no acesso aos cemitérios. O Município de Mirandela já tinha aprovado um conjunto de medidas preventivas para a abertura controlada dos dois cemitérios municipais (na cidade).

Assim, o horário de funcionamento é das 08,00 horas ao meio-dia e no período da tarde das 14,00 horas às 17. Há um limite máximo do número de pessoas em simultâneo que será de 100 pessoas no cemitério de Mirandela (Velho) e 150 pessoas no cemitério de Golfeiras. Está também limitado a 15 minutos o tempo de permanência de cada pessoa no interior dos cemitérios. É obrigatória a desinfeção das mãos, o uso de máscara e o cumprimento do distanciamento físico de, pelo menos, 2 metros entre pessoas.

Como a gestão dos cemitérios das aldeias e da vila do concelho, é da competência das Juntas e Uniões de Freguesias, foi recomendada a aplicação e adoção das mesmas medidas, adaptadas a cada realidade.

Estava definido que não haveria celebrações religiosas no interior dos dois cemitérios da cidade, mas agora essa proibição estende-se a todo o concelho.

Esta decisão já provocou uma reação do presidente da junta de freguesia de Cedães. António Martins, avança na página da rede social do Facebook da junta de freguesia, que “face a esta situação e após contacto com os párocos locais ficam sem efeito as missas nos cemitérios conforme estava atempadamente divulgado e preparado. Lamentamos que uma decisão destas não seja tomada atempadamente e com um consenso alargado entre todas as entidades e autarquias locais responsáveis pela gestão dos espaços. Continuamos a achar que é mais seguro a missa no cemitérios, do que dentro de algumas igrejas e capelas que não têm condições para receber a população”, diz o presidente da junta de freguesia de Cedães, ressalvando que “não querendo contribuir para qualquer polémica institucional, iremos acatar a recomendação”.

Fernando Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário